Publicada em 24/11/2023

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Com foco nas pesquisas sobre a vida marinha e nas atividades pesqueiras sustentáveis, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Aquicultura e Pesca lançam o Programa de Cooperação para Estudo da Biologia Populacional de Recursos Pesqueiros Catarinenses.

Entre os objetivos do programa destacam-se a realização de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação para a geração de conhecimento sobre a biologia e a ecologia dos recursos de relevância para a atividade da pesca no Litoral catarinense.

O edital prevê ainda o fortalecimento e a integração entre grupos de pesquisa de diferentes regiões do Estado. Desta forma, sendo o estudo realizado em rede, a proposta aprovada deverá contemplar a troca de experiências.

Além disso, o programa deve embasar políticas públicas para a proteção e o manejo dos recursos pesqueiros. Ao total, serão destinados R$ 1,7 milhão para a realização da pesquisa. Entre as espécies pesquisadas estão: anchova; corvina; tainha; camarão sete-barbas, branco e rosa; espada, bagres, siri, entre outros.

Programa de Cooperação para Estudo da Biologia Populacional de Recursos Pesqueiros Catarinenses

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) 
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br 
Telefone: (48) 98802-5794