UFSC recebe segundo Congresso de Direito Ambiental

Entre os dias 24 e 25 de agosto, o Centro de Ciências Jurídicas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) recebe a segunda edição do Congresso de Direito Ambiental. O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS, que apoia a realização de eventos científicos em todo o estado.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Fonte: Ministério do Meio Ambiente

O tema das discussões será os 15 anos da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (9985/2000), que é o principal instrumento jurídico de gestão ambiental, definindo regras para cada unidade de conservação, como parques e reservas. Segundo o organizador do evento, Mauro Figueiredo, a implantação efetiva das Unidades de Conservação ainda é um desafio, e é necessário fazer a população perceber a importância dessas áreas, pois isso gera a conservação desses locais.
Outro destaque da programação é a homenagem a Maria Tereza Jorge Pádua, engenheira agrônoma considerada peça chave no movimento ambiental brasileiro. Ela liderou a criação de 9 milhões de hectares de áreas protegidas no país, uma área praticamente do tamanho de Portugal. Em seguida à homenagem, Maria Tereza fará palestra.
Nos dois dias do Congresso serão apresentados dois painéis no período da tarde, sendo que 3 palestrantes comporão cada painel. Ao final de cada sessão, haverá espaço para debate entre os palestrantes. Na manhã do segundo dia ocorrerão os Grupos de Trabalho, e os pesquisadores que tiverem seus trabalhos previamente aprovados deverão apresentá-los e discuti-los com o público. A programação completa do Congresso pode ser consultada aqui.
 
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support