UFSC realiza eventos internacionais de estudos feministas com apoio da FAPESC

Com a temática Transformações, Conexões, Deslocamentos, começam no dia 30 de julho o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 e o 13th Women´s World Congress, pela primeira vez realizado na América do Sul. Os eventos vão acontecer na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) até 4 de agosto e têm apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

O Fazendo Gênero tem como proposta debater as transformações do mundo contemporâneo pensadas pela ótica das conexões e dos deslocamentos que se desencadeiam, a partir dos estudos de gênero e sobre Mulheres e Sexualidades. A intenção é ampliar o diálogo para uma perspectiva mundial, onde se possa ouvir outras vozes, novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo e de ativismo, pensando e propondo perspectivas inclusivas para os estudos feministas e possibilidades de construção feminista.
Durante toda a semana haverá conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, fóruns de debate, oficinas e minicursos, exposições de pôsteres e de arte e mostras de fotografia e audiovisual, todas focadas nas temáticas do gênero, mulheres, feminismos e sexualidades. Na quarta-feira, 2, está prevista a marcha Mundos de Mulheres por Direitos, com concentração no Terminal de Integração do Centro e Florianópolis a partir das 16h. No último dia haverá o Congresso Mundos de Mulheres: debatendo o feminismo ao redor do mundo, com debatedoras e palestrantes da Índia, Moçambique, Canadá, Coreia do Sul e Estados Unidos. A programação completa pode ser acessada neste link.
O evento é promovido pelo Instituto de Estudos de Gênero e contará com a participação de pesquisadoras de diversos centros da UFSC e da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), que também está envolvida com a realização das edições do Fazendo Gênero, ao longo de seus 23 anos de existência. O IEG tem pesquisadoras da UDESC como membros desde 2005, e neste ano deve ser feita uma parceria também com o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) por meio de um Acordo de Cooperação Técnico-Científica Pedagógica, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, relacionado com o universo das diversidades e a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de Ensino, Pesquisa e Extensão, de interesses comuns.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support