UFSC e Universidade de Linköping assinam acordo no setor aeronáutico

Representantes da UFSC e da Universidade de Linköping, da Suécia, se reuniram no dia 29, no Gabinete da Reitoria, com o objetivo de formalizar um acordo de cooperação entre as instituições, além de uma parceria para desenvolvimento no setor aeronáutico.

O presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, e o diretor técnico-científico, Cesar Zucco, participaram da reunião na qual foi assinado o acordo.

 
A parceria é uma expansão da cooperação entre Brasil e Suécia na área e terá duração de um ano e meio. Entre os objetivos estão o mapeamento de competências tecnológicas dos dois países, projetos de cooperação internacional, formação de recursos humanos e ação conjunta entre universidades e empresas.
O projeto terá a participação da UFSC, da Fundação CERTI, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina) e da Embraer no Brasil. Na Suécia, também farão parte, além da Universidade de Linköping, a companhia Saab AB – criadora de sistemas de defesa e segurança aeroespacial -, o Royal Institute of Technology e a Universidade Mälardalen.
O reitor Luis Carlos Cancellier de Olivo esteve presente na reunião e destacou a importância do acordo e do Centro Tecnológico para a universidade. Ressaltou ainda que a parceria criará oportunidades promissoras para a UFSC.
As instituições assinaram um convênio pela primeira vez em fevereiro de 2012. A UFSC representa o primeiro acordo internacional feito pela Universidade de Linköping no Brasil.
O Memorando de Entendimento assinado na semana passada tem o objetivo de apoiar iniciativas conjuntas em pesquisa, treinamento e desenvolvimento, como projetos de pesquisa em conjunto; mobilidade de pesquisadores, alunos de pós doutorado, doutorado, mestrado e de graduação; programas de treinamento baseados em cursos novos ou já existentes que poderão ser disponibilizados como capacitação profissional para staff sênior da indústria ou governo; seminários e workshops em conjunto.
Entre os participantes da reunião, estiveram presentes no encontro o Pró-Reitor de Pesquisa, Sebastião Soares; o superintendente geral da Fundação CERTI, José Eduardo Fiates; o presidente da FAPESC, Sérgio Gargioni; o Secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes; os professores da Universidade de Linköping, Petter Krus e Christopher Jouannet; e o professor assistente da Universidade de Linköping, André Carvalho Bittencourt.
Fonte: Agecom – UFSC, com acréscimos da FAPESC
 
 
 
 
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support