UDESC concederá título Doutor Honoris Causa a Gargioni

No dia 26 de agosto, o título Doutor Honoris Causa será dado ao prof. Sergio Luiz Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A homenagem será feita em solenidade pública do Conselho Universitário da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).
Nos seus 50 anos de funcionamento, a UDESC só outorgou o título quatro vezes, a personalidades científicas nacionais ou estrangeiras que contribuíram, de modo notável, para o progresso das ciências, letras, artes ou esportes; e aos que beneficiaram o meio acadêmico e o país como um todo, entre outras contribuições. O primeiro a receber homenagem similar foi o ex-governador de Santa Catarina, Antonio Carlos Konder Reis, em 1994.
Gargioni e logo fapesc
No caso de Gargioni, o título Dr. Honoris Causa é o reconhecimento de uma trajetória que transcende as fronteiras estaduais ou mesmo nacionais. “O CONFAP tem colocado as FAPs – inclusive pequenas e médias – no cenário internacional. Isso é especialmente importante porque hoje a pesquisa está cada vez mais globalizada,” disse ele.
Gargioni tem mestrado em Engenharia Mecânica pela University of Illinois (Estados Unidos) e MBA Executivo, na área de Administração de Negócios, pelo Instituto IMD Lausanne (Suíça). Fez diversos outros cursos em instituições como a Fundação Getúlio Vargas e o INSEAD (The Business School for the World), no campus da França. Antes da pós-graduação, há mais de 40 anos, iniciou a carreira de professor de Engenharia Mecânica na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na qual se formou e trabalha até hoje.
Deu aulas também na UnB (Universidade de Brasília), em paralelo às atividades como superintendente de Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura e secretário de Órgãos Colegiados do CNPq e como secretário executivo do Conselho Nacional da Pós-Graduação da CAPES.
Além da docência – que implica também na orientação de estágios e TCCs -, e da condução da FAPESC e do CONFAP, em ambos pela segunda vez,Gargioni integra o Comitê Executivo do MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação); o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia; do Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); e o Conselho Consultivo da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
Também preside o Conselho de Administração do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina. É membro do Conselho do Sapiens Parque; do Conselho de Administração na empresa SCPAR Porto de Imbituba; Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina; do Conselho Superior da Escola de Governo ENA; do Conselho do Instituto Euvaldo Lodi; do Conselho do SESI/SC e Instituto Comunitário da Grande Florianópolis.  É conselheiro de administração certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support