Startups catarinenses são destaque em ciclo de aceleração

Cinco empresas catarinenses participam em Berlim, na Alemanha, do AdMaCom (Advanced Materials Competition), programa de aceleração de startups organizado pela rede internacional INAM (Innovation Network Advanced Materials), desde o dia 27 de agosto. São elas: Alkimat, Etax, NanoScoping, PackID e Due Laser. As três últimas são oriundas do Sinapse da Inovação, programa idealizado pela Fundação CERTI e viabilizado pela FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
_MG_101309_1080px
 
As startups aprovadas  participam de um ciclo de aceleração de 6 semanas que irá reunir equipes corporativas, empresas nascentes, pesquisadores e mentores.  “Já iniciamos os primeiros workshops.  O time brasileiro chegou bem preparado e teve intensos debates com Trumpf, LG, Henkel, Imperial College, Osram, Metro, etc”, disse Dr. Danny Krautz, membro do Conselho da INAM.
No domingo (28), aconteceu a abertura do programa, onde as startups apresentaram suas tecnologias, aplicações e principais desafios para grandes empresas parceiras do programa, que irão fornecer infraestrutura, conhecimento e apoio financeiro.
A etapa final ocorre no dia 10 de outubro, em Berlim, durante uma noite de apresentações, com representantes de empresas e do governo local que irão agraciar os vencedores do AdMaCom com um apoio financeiro de 30 mil euros, além de outros serviços.
Desdobramentos
A seleção das brasileiras se deve aos esforços da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, da SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e das instituições citadas que assinaram um memorando com  o Berlin Partner, para reforçar as pesquisas bilaterais ligadas à inovação.
O edital surgiu do acordo de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação assinado em 2014 pela SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e o Estado de Berlim. O Berlin Partner, a FAPESC e a Fundação CERTI assinaram um segundo memorando, para reforçar as pesquisas bilaterais ligadas à inovação. Em setembro de 2015 uma comitiva de representantes de empresas e de instituições de pesquisa da Alemanha visitou a CERTI e realizou um workshop voltado para empresários catarinenses interessados em se instalar na região de Berlim. A chamada poder ser consultada neste link.
 
Mais informações no site da INAM: http://inam.berlin/about/

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support