Publicado em 28/09/2023

Desafios e soluções para o futuro das cidades inteligentes e da mobilidade elétrica serão discutidos entre os dias 2 e 4 de outubro, na conferência SmartCity Solutions, em Blumenau. Realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento conta com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

:: NOVO! Acesse o canal da Fapesc no WhatsApp

Professor Miroslav Svítek, da Universidade Técnica Checa, falará sobre Indústria e Sociedade 4.0 – Foto: Universidade Técnica Checa/Divulgação

Entre os temas estão alternativas para o desenvolvimento sustentável, escalável e conectado. Também, desafios e soluções para um crescimento urbano que preserve a qualidade de vida em meio ao aumento populacional. Outro tema é como a implementação de veículos elétricos compartilhados pode revolucionar o tráfego público e até que ponto a tecnologia em cidades inteligentes impacta positivamente a qualidade de vida.

Durante três dias, os participantes terão oportunidade de aprofundar conhecimentos por meio de painéis, mesas redondas e minicursos. Além de propiciar a publicação de trabalhos acadêmicos, o evento será um palco para networking e troca de ideias entre os presentes.

“O evento valoriza os esforços de Santa Catarina em se posicionar como referência em geração energética sustentável. A mobilidade elétrica é importante para o estado, e várias cidades catarinenses têm se destacado na implementação de inteligência em cidades, investindo em sistemas integrados, em geração de dados e iniciativas que melhoram a qualidade de vida”, afirmou a coordenadora do evento, professora Selene de Souza Siqueira, da UFSC Campus Blumenau.

Em destaque na programação, dois minicursos internacionais serão ministrados por docentes da Universidade Técnica Checa de Praga (CTU), na República Tcheca. No dia 3, das 8h às 12h, o professor Miroslav Svítek conduzirá, em inglês, o minicurso “Introdução às Cidades Inteligentes e à Indústria 4.0”, explorando a influência da Indústria 4.0 na sociedade e os princípios tecnológicos subjacentes. No mesmo dia, das 14h às 18h, o professor Ticiano Costa Jordão apresentará o minicurso “Planejamento Estratégico Sustentável da Mobilidade Elétrica”, discutindo a integração dos veículos elétricos nas sociedades contemporâneas. “A presença de professores da República Tcheca, trazendo informações sobre a visão europeia da mobilidade elétrica e das cidades inteligentes, reforça a importância deste evento”, disse Selene.

A abertura oficial do congresso será no dia 2, às 9h, sob o tema “Impactos Ambientais da Mobilidade Elétrica Urbana”. Outras palestras e mesas redondas também integram a programação, abordando temáticas como “Mobilidade Elétrica no Contexto da Cidade Inteligente 5.0” e “Tendências, Oportunidades e Desafios em Cidades Inteligentes”.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br