A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani esteve em Florianópolis na última quarta-feira, 06, onde visitou a Fapesc e a UFSC, em busca de parceria para o Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais “Crescendo Juntos”.
Na Universidade Federal de Santa Catarina, os representantes do Núcleo de Desenvolvimento e Inclusão Social (DESIS) da UFSC, os professores Deborah Bernett e Edison da Rosa apresentaram o Programa de implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos, já aprovado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Na ocasião foi discutido a implantação do programa na região, com um olhar diferenciado para o município de Rio Rufino, município que apresenta os maiores índices de vulnerabilidade social. O objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico através da vocação local e regional.
Outra reunião foi realizada na Fapesc, onde a secretária buscou informações sobre o programa Sinapse da Inovação. O programa tem como objetivo fomentar propostas de empresas catarinenses, que apresentarem projetos de desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores, que transformem ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis e que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos relevantes para Estado de Santa Catarina. A gerente de Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas, Valéria Bleyer Zanette, que acompanhou o encontro, explica que a intenção é incentivar a participação tanto de pessoa física como jurídica no Sinapse, buscando ideias inovadoras, que venham ao encontro vocação local.
As duas reuniões são ações da Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim para integrar o Programa Crescendo Juntos. O programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais tem o desafio de dinamizar a economia em 12 regiões com baixos indicadores de desenvolvimento de Santa Catarina. A iniciativa do Governo do Estado busca coordenar ações para promover um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado.
Fonte: Elenise Melo Nunes – Assessoria de Comunicação ADR São Joaquim