Road show leva oportunidades de negócios a quatro cidades catarinenses

A Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) organizou uma série de eventos de divulgação das oportunidades viabilizadas pelo Programa de Cooperação Tecnológica dos estados de Santa Catarina e de Berlim-Brandenburg para Inovação em Fotônica (sensores, câmaras e dispositivos ópticos, de lasers, LEDs, OLEDs de fibras ópticas, sistemas mecaoptoeletrônicos de processamento de imagens, entre outras), com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

No dia 28/08, foi realizado um encontro em Florianópolis com as empresas interessadas em ter acesso a novas tecnologias em fotônica, com ênfase em IoT (Internet das Coisas) e Eletrônica de Consumo.  No dia 29/08, será a vez de Joinville, a partir de 16h, no  Instituto SENAI de Inovação em Laser. No dia 30/08, o encontro terá lugar em Criciúma, a partir de 18h30, na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina. E no dia 31/08, o Auditório SICOOB, em Chapecó, receberá o evento a partir de 19h.
Histórico
Em 2014, a FAPESC, a Fundação CERTI e a agência Berlin Partner for Business and Technology  (instituição público-privada responsável por promover a cooperação internacional das empresas da região de Berlim)  selaram acordos de cooperação entre o Estado de Berlim e Santa Catarina. Para os projetos conjuntos, os alemães priorizaram a fotônica, cujas aplicações incluem telecomunicações, tecnologias militares, robótica, processamento de informações, agricultura, metrologia e medicina. Naquele ano, uma comitiva alemã veio a Florianópolis para conhecer o ecosssistema de inovação local, como atividade paralela ao 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha.
Em 2015, a FAPESC  lançou chamada em parceria com o Estado de Berlim para viabilizar projetos na área de tecnologias ópticas avançadas, tais como pesquisas sobre componentes, fotossensores, fibras óticas e emissores de luz, além de processos de análise, produção e aplicação dessas tecnologias.No ano seguinte, a CERTI liderou a primeira missão empresarial à Alemanha.
Uma segunda missão ao país está marcada para o período de 17 a 20 de outubro, durante a Semana de Fotônica em Berlim.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC