QUEM FAZ A REVISTA FAPESC - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SANTA CATARINA

Colaboraram na edição n. 1

A Revista Fapesc é uma publicação colaborativa. A produção do conteúdo jornalístico é realizada em parceria com os atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Santa Catarina. O objetivo é divulgar as iniciativas bem-sucedidas dos pesquisadores, empreendedores e inovadores do Estado, assim como aproximar a sociedade das produções científicas.

Participe você também!
Envie sua sugestão de pauta para: revista@fapesc.sc.gov.br

Palavra do presidente

A transparência na aplicação dos recursos públicos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) foi um dos fatores motivadores para a criação desta Revista, mas não só. Este espaço de informação e conexão foi idealizado junto com a jornada dos 25 anos da Fapesc para dialogar com você, cidadão catarinense, e apresentar os programas, investimentos, projetos e ações realizadas no ecossistema de CTI de Santa Catarina, assim como os resultados e impactos do trabalho dos pesquisadores, gestores e empreendedores em nosso Estado, aos quais aproveito para parabenizar e agradecer.

Desta forma, a Revista Fapesc – Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina será um espaço qualificado de compartilhamento, sensibilização e aproximação para difundir e dar visibilidade para as pesquisas, criações, propriedades intelectuais e industriais, invenções, metodologias, novos negócios, startups e contar as histórias dos projetos e dos empreendimentos gerados em Santa Catarina pelas pessoas que fazem com que este Estado tenha altos índices de desenvolvimento e qualidade de vida: os empreendedores, pesquisadores, gestores, estudantes, inovadores.

A atuação das instituições e a atitude das pessoas que formam a Tríplice Hélice permitem a ação colaborativa e harmônica gerando cooperações e parcerias íntegras e exitosas para o desenvolvimento de Santa Catarina, com foco na geração de oportunidades, no protagonismo da CTI, na atração de investimentos e na solução dos problemas enfrentados por nossa sociedade.ores.

Fábio Zabot Holthausen – Presidente da Fapesc

Queremos apoiar a formação de pessoas, a geração de novos negócios e produtos, projetos e programas, estabelecer parcerias e fomentar investimentos. Queremos amparar instituições e talentos, e que os protagonistas que geram conhecimentos e soluções possam inspirar os jovens e motivar mais pessoas para adentrar no mundo da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação. Queremos impactar na qualidade de vida e nas oportunidades daqueles que vivem e escolheram viver em Santa Catarina.

Nos ajudem a contar e difundir estas experiências e histórias, a cocriar cases de sucesso e oportunidades e nos acompanhem neste propósito. Afinal, ciência e inovação fazem e sempre farão parte de nosso dia a dia.

Agradeço toda equipe da Fapesc, e, em seu nome, agradeço a dedicação e as contribuições das pessoas e instituições que fazem ciência, gestão e inovação e que possibilitaram que este projeto se materializasse, passando de um sonho para uma ferramenta de interação, difusão, integração e transformação da realidade.

Façam bom uso deste instrumento e agreguem valor às suas comunidades com novas parcerias, negócios, projetos, conexões e movimentos de impacto.

Boa leitura!

Nosso pitch

Produzir a edição número 1 de um produto jornalístico é sempre um desafio. Para uma instituição que comemora 25 anos de serviços prestados à ciência e inovação é uma oportunidade para experimentar novas formas de comunicar e divulgar as iniciativas catarinenses bem-sucedidas.

Em meio ao cenário epidemiológico em que vivemos, o trabalho de toda comunidade científica torna-se cada vez mais essencial. Por isso, o fortalecimento da ciência e tecnologia requer divulgação de resultados e impactos sociais. Afinal, estar bem informado é indispensável para tomadas de decisões assertivas e o exercício da cidadania.

É com esta intenção que estreamos a Revista Fapesc – Ciência Tecnologia e Inovação: ser um elo entre a sociedade e a ciência, democratizando o acesso ao conhecimento.