Publicação sobre educação e teatro será lançada dia 16 com apoio da FAPESC

No dia 16 de agosto, será lançado o livro Leitura e teatro: aproximação e apropriação do texto literário, com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A autora é a pesquisadora Heloise Baurich Vidor, professora do Departamento de Artes Cênicas da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). A obra é resultado de sua tese de doutorado, realizada no programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (Universidade de São Paulo).
livro heloise vidor

O livro trata da formação de leitores e do gosto pela leitura, considerados como desafios da educação regional e nacional, já que crianças, jovens e adultos têm dificuldades para ler e compreender o texto lido. A autora mostra que a exploração sensível e intelectual de um texto cria espaços interdisciplinares para unir ensino e criação artística, por meio de práticas lúdicas que incentivem o contato do leitor com a obra em sua materialidade, estando vinculadas ou não à encenação.
O livro será distribuído gratuitamente às Secretarias da Educação e de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, à Secretaria da Educação e às Fundações Culturais do município de Florianópolis e às bibliotecas das Universidades das Redes Pública e Privada de Santa Catarina e de outros estados brasileiros onde existam cursos de Licenciatura em Teatro e Pedagogia.
Desta forma, a autora espera que o livro contribua como fonte bibliográfica para a formação de professores e alunos das áreas de Arte e Pedagogia, e para formação continuada de professores das redes estadual e municipal de Florianópolis e do público interessado em trabalhar com o texto teatral.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações de Camila Petersen