Entrega dos carros para aperfeiçoamento dos resgatistas ocorreu nesta segunda (3/7), em Chapecó (Fotos: Letícia Sechini/Unochapecó)

Santa Catarina saiu mais uma vez na frente quando o assunto é pesquisa e inovação em benefício da sociedade. Nesta segunda-feira (3/7), durante solenidade no Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó, foram entregues dois protótipos modulares de veículos para treinamento e atualização dos resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desenvolvidos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O projeto é inédito no Brasil e foi realizado pela Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), em parceria com o CBMSC. 

O projeto recebeu fomento do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada para Desenvolvimento, Construção e Validação de Protótipos Modulares de Veículos de Passeio com Juntas Móveis para Treinamentos de Resgate no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. 

As atividades de pesquisa tiveram início em 2021, com a participação de professores, engenheiros mecânicos e estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Unochapecó, em alinhamento com o 6º Batalhão de Chapecó e apoio do Comando Geral de Florianópolis. O professor responsável pelo projeto, Éverton Rafael Breitenbach, explica que o desenvolvimento se deu em quatro etapas ao longo de 18 meses, nos laboratórios da Unochapecó, com visitas regulares ao Batalhão e aos locais de treinamento dos resgatistas. 

Os protótipos desenvolvidos usam juntas móveis substituíveis e evitam a necessidade de inúmeros veículos para treinamento, o que colabora na diminuição de custos para a formação de mão de obra, facilita a logística e reduz o descarte de carcaças. O projeto gerou um pedido de patente, e a intenção é que os veículos percorram o estado para possibilitar que mais profissionais realizem o treinamento com o uso dos protótipos. 

“Juntamente com o Corpo de Bombeiros, avaliamos as principais manobras realizadas durante um resgate, e os protótipos possibilitam o treinamento para a realização de 19 delas. O tempo médio em nível mundial para um resgate é de 10 minutos, mas eles conseguem fazer até em seis minutos e meio. E após o treinamento, é possível substituir as juntas móveis do veículo em apenas cinco  minutos”, conta Breitenbach.   

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, que representou o governador Jorginho Mello, destacou que é um orgulho para a fundação e para o governo fazer parte de uma parceria que proporciona uma entrega como essa. “A partir desse projeto, com certeza teremos próximas melhorias e ideias de aproximações com o Corpo de Bombeiros e das outras forças de resgate em cima de projetos de pesquisa aplicada, que têm entregas muito claras à comunidade. É um modelo que facilita muito o trânsito das equipes, que barateia o treinamento e que pode colocar Santa Catarina como uma referência até mesmo mundial em inteligência e melhoria da capacidade dos corpos de defesa”, enfatiza.

Para o tenente coronel Walter Parizotto, do 6º Batalhão do CBMSC, o projeto encurta distâncias em relação às tecnologias utilizadas e reduz custos, já que a maioria dos equipamentos voltados para esse tipo de treinamento são fabricados em outros países. “Na nossa área, não se adquire confiança sem a prática. A partir de agora, mudamos de forma significativa essa realidade, pois haverá a possibilidade de praticar de forma ilimitada dentro de um custo aceitável. Espero que esse seja o primeiro de muitos projetos, em busca de soluções que irão salvar vidas e salvaguardar patrimônios”, ressalta o tenente coronel. 

O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, afirma que o projeto realizou uma importante conexão entre a ciência e as demandas específicas da sociedade. “Esse processo reuniu alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, comunidade e instituições. A entrega dele tem como fim maior o salvamento de vidas, e não há nada mais importante do que viabilizar isso”, pontua. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC
Milena Nandi | milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828