Professor Marcos Vinícius Viana da Silva, um dos desenvolvedores do Notorius

O “Notorius: sistema de análise de inovação em trabalhos acadêmicos”, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi destaque no Prêmio Internacional MetaRed 2023. O projeto contou com apoio do Governo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto recebeu menção honrosa e foi o único brasileiro a estar entre os 10 finalistas da premiação que visa promover a transferência de conhecimento e experiências na transformação digital das Instituições de Ensino Superior e reconhecer o papel dos envolvidos nesses processos. O Notorius foi elaborado pelo professor Marcos Vinícius Viana da Silva e pela coordenadora do Hub de Inovação da Universidade do Vale do Itajaí (Uniinova), Janaina Lorenzi Tomio.

Nesta edição, o Prêmio MetaRed recebeu 64 artigos de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Portugal. O Prêmio é organizado pela Fundação Universia com a colaboração dos membros do Projeto MetaRedTIC, rede internacional de instituições ibero-americanas, com o objetivo de selecionar os melhores projetos tecnológicos para divulgação nos canais da Revista Internacional MetaRed ICT.

A participação é aberta para instituições de ensino públicas ou privadas de cada um dos países colaboradores. Os projetos vencedores receberão troféu e certificado em um webinar internacional, em setembro.

O Notorius é um produto digital que tem como objetivo aproximar o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido na universidade às necessidades da indústria e do mercado. O sistema foi elaborado para ser utilizado por professores e pesquisadores, desenvolvendo um mapeamento de todos os trabalhos produzidos na universidade (graduação, mestrado e doutorado), servindo como uma ferramenta para avaliar o potencial de inovação de cada trabalho, categorizando e ranqueando os melhores resultados, contribuindo para a aproximação do campo teórico com a inovação aplicada e promovendo o primeiro mecanismo de coleta de inovação de trabalhos acadêmicos no Brasil.

“Como uma forma de mapeamento da inovação universitária, o sistema considera o grau de relevância do conhecimento produzido na universidade e a possível aplicação no mercado. É uma maneira de permitir que a inovação ganhe espaço de forma natural, aproveitando as pesquisas que já estão em andamento”, explica o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

O Notorius deriva de um projeto financiado pela Fapesc, o Programa de Apoio à Implantação e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

“O sistema foi desenvolvido pelo Uniinova para mapear o potencial de inovação de nossa universidade, representando um grande avanço para a disseminação do conhecimento produzido na academia e sua aplicação em diferentes esferas da sociedade. O sistema projeta a Univali como uma universidade comunitária inovadora, bem como tem o propósito de alavancar os projetos de alunos e professores para um patamar superior de inovação nacional. Estar entre os premiados nesta edição do Prêmio MetaRed nos estimula a aprimorar ainda mais o sistema Notorius e possivelmente replicá-lo em outras instituições”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Informações da Univali.