Projeto desenvolvido em Santa Catarina é destaque em premiação internacional

Professor Marcos Vinícius Viana da Silva, um dos desenvolvedores do Notorius

O “Notorius: sistema de análise de inovação em trabalhos acadêmicos”, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi destaque no Prêmio Internacional MetaRed 2023. O projeto contou com apoio do Governo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).   

O projeto recebeu menção honrosa e foi o único brasileiro a estar entre os 10 finalistas da premiação que visa promover a transferência de conhecimento e experiências na transformação digital das Instituições de Ensino Superior e reconhecer o papel dos envolvidos nesses processos. O Notorius foi elaborado pelo professor Marcos Vinícius Viana da Silva e pela coordenadora do Hub de Inovação da Universidade do Vale do Itajaí (Uniinova), Janaina Lorenzi Tomio. 

Nesta edição, o Prêmio MetaRed recebeu 64 artigos de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Portugal. O Prêmio é organizado pela Fundação Universia com a colaboração dos membros do Projeto MetaRedTIC, rede internacional de instituições ibero-americanas, com o objetivo de selecionar os melhores projetos tecnológicos para divulgação nos canais da Revista Internacional MetaRed ICT.

A participação é aberta para instituições de ensino públicas ou privadas de cada um dos países colaboradores. Os projetos vencedores receberão troféu e certificado em um webinar internacional, em setembro.

O Notorius é um produto digital que tem como objetivo aproximar o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido na universidade às necessidades da indústria e do mercado. O sistema foi elaborado para ser utilizado por professores e pesquisadores, desenvolvendo um mapeamento de todos os trabalhos produzidos na universidade (graduação, mestrado e doutorado), servindo como uma ferramenta para avaliar o potencial de inovação de cada trabalho, categorizando e ranqueando os melhores resultados, contribuindo para a aproximação do campo teórico com a inovação aplicada e promovendo o primeiro mecanismo de coleta de inovação de trabalhos acadêmicos no Brasil.

“Como uma forma de mapeamento da inovação universitária, o sistema considera o grau de relevância do conhecimento produzido na universidade e a possível aplicação no mercado. É uma maneira de permitir que a inovação ganhe espaço de forma natural, aproveitando as pesquisas que já estão em andamento”, explica o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

O Notorius deriva de um projeto financiado pela Fapesc, o Programa de Apoio à Implantação e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

“O sistema foi desenvolvido pelo Uniinova para mapear o potencial de inovação de nossa universidade, representando um grande avanço para a disseminação do conhecimento produzido na academia e sua aplicação em diferentes esferas da sociedade. O sistema projeta a Univali como uma universidade comunitária inovadora, bem como tem o propósito de alavancar os projetos de alunos e professores para um patamar superior de inovação nacional. Estar entre os premiados nesta edição do Prêmio MetaRed nos estimula a aprimorar ainda mais o sistema Notorius e possivelmente replicá-lo em outras instituições”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Informações da Univali. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support