Publicado em 10/08/2023

Um bicicletário sustentável está em fase de implantação no Centro de Inovação Norberto Frahm, em Rio do Sul. O projeto é uma das soluções aprovadas no edital de inovação em mobilidade elétrica da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto Living Lab Alto Vale, coordenado pela professora Lilian Borges, da Unidavi, prevê testes de materiais alternativos, associação de tecnologias de abastecimento de energia para celulares e outros dispositivos USB e desenvolvimento de investigações sobre o aumento da eficiência das baterias e placas fotovoltaicas para a geração de eletricidade.

O bicicletário estará disponível a partir do dia 17 de agosto, e cinco bicicletas elétricas poderão ser utilizadas.

Living labs e mobilidade elétrica

Os projetos aprovados no edital da Fapesc apresentam propostas de implantação de living labs voltados à mobilidade elétrica e a implementação de soluções inovadora para o desenvolvimento urbano inteligente.

A criação do living lab traz resultados e impactos importantes como: desenvolvimento de materiais e ferramentas que podem gerar a inovação aberta relacionada aos laboratórios vivos, a divulgação e a pesquisa sobre os avanços da mobilidade elétrica, a criação de infraestruturas de apoio à mobilidade urbana e soluções relacionadas a energias mais limpas e renováveis.

A chamada pública faz parte de um programa que incentiva a utilização da energia elétrica aplicada à mobilidade e acelera a adoção de veículos elétricos pela sociedade, nos diversos modais. O objetivo é reduzir a emissão do CO2 na atmosfera, criando para a economia catarinense uma nova oportunidade diante de um mercado global e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC
comunicacao@fapesc.sc.gov.br  
Telefone: (48) 98802-5794