Programa Nascer: primeiro passo para transformar sua ideia inovadora em realidade

‌Publicada em 30/08/2023

A ideia de criar um ambiente on-line que pudesse conectar alunos de graduação que precisam cursar disciplinas isoladas e instituições de ensino superior que oferecessem essas disciplinas surgiu de uma situação vivida por Graciela Pelegrini, de Chapecó, durante o seu segundo curso superior. E foi com a ajuda do Programa Nascer que a empreendedora conseguiu organizar e transformar o plano em uma solução estruturada para a venda. Graciela recebeu apoio, assessoria e mentoria na primeira edição do programa e, assim como ela, outros empreendedores podem ter a ajuda necessária para pensar e validar seu projeto. As inscrições para a quarta edição do Programa Nascer estão já abertas.

Quarta edição do programa foi lançada pelo Sebrae, Fapesc e SCTI, durante o Startup Summit – Foto: Caroline Costa/Fapesc

O lançamento oficial do programa, desenvolvido pelo Sebrae Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), ocorreu na última semana, durante o Startup Summit, em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas até 24 de setembro, pelo site do Nascer no Sebrae Santa Catarina.

O projeto de Graciela, que hoje se chama Gradu, surgiu quando ela estava fazendo a segunda graduação, em Direito, e por conta dos compromissos profissionais à época, não conseguia conciliar os horários de trabalho com o de todas as aulas. “Pensei: posso fazer disciplina isolada em outra universidade e depois pedir validação. Mas quando fui procurar a matéria, começou a dificuldade e a burocracia para achar. Em conversa com colegas que estudavam em outras instituições, percebi que o problema era o mesmo”, conta a empreendedora. “O Programa Nascer me ajudou bastante, pois foi através dele que eu tive uma metodologia para desenvolver a ideia. Eu não sabia que precisava validar com outras pessoas, por exemplo. O Nascer ajudou a organizar a ideia do projeto que eu tinha e não sabia por onde começar”, complementa.‌

Em 2022, a Incubadora Tecnológica (IncTech) do Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó, conectou Graciela com a Dimo Soluções em Tecnologia, uma de suas startups incubadas, para colaborar no desenvolvimento do aplicativo Gradu. A solução já está pronta e indo para venda e conexão com universidades parceiras.

Programa Nascer

‌O programa vai selecionar ideias inovadoras de produtos e serviços, tornando-as aptas para introdução e exploração no mercado, por meio de ferramentas tecnológicas, consultorias técnicas e mercadológicas, mentorias, assessorias e apoio institucional para a criação de startups. A quarta edição do Nascer contará com 16 turmas, sendo 15 híbridas e uma on-line. Os encontros serão promovidos nos Polos de: Araranguá, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Virtual (on-line).

Em cada Polo, haverá preferência para segmentos locais, como agro, saúde, educação, tecnologia da informação e comunicação, têxtil e moda, metalmecânico, moda e design, químico e materiais, processamento de alimentos e bebidas. O edital selecionará até 405 propostas, que serão distribuídas nos Polos,

‌:: Confira o edital aqui

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br