Profissionais do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação podem participar de capacitação sobre propriedade intelectual

Curso gratuito oferecido pelo INPI está com inscrições abertas. (Foto: Banco de imagens)

Para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a proteção de criações e invenções das empresas catarinenses é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. Por isso, lançou nesta semana o edital 17/2025, que corresponde a terceira edição do Programa de Incentivo à Propriedade Intelectual. Desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o edital vai repassar recursos de até R$ 35 mil para cada proposta, que deverão ser utilizados no processo de pedidos de direitos de propriedade intelectual, exclusivamente para patentes.

Os proponentes do edital e demais profissionais de empresas e de instituições de ciência e tecnologia de Santa Catarina poderão conhecer melhor o universo da propriedade intelectual (PI) de maneira gratuita. O INPI está promovendo de forma online e gratuita o curso “Uso da PI em Negócios de Base Tecnológica”. Temas como direito autoral, propriedade industrial, proteção da propriedade intelectual no Brasil, registro de marcas, proteção de desenhos industriais, tipos de patentes e funções do sistema de patentes serão abordados.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de setembro de 2025 (o curso ficará disponível por 60 dias corridos após a inscrição), pelo link.
É necessário fazer cadastro na plataforma da Academia Virtual do INPI previamente.

Confira o edital do Programa de Incentivo à Propriedade Intelectual

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support