Proeventos apoia evento gratuito sobre física e astronomia

O V Encontro de Física e Astronomia da UFSC será realizado entre 20 e 24 de fevereiro de 2017, no campus de Florianópolis da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com apoio de entidades como a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O evento não tem taxa de inscrição e é aberto a todos, sendo o seu público alvo composto por estudantes de pós-graduação e graduandos dos últimos anos do curso de física.

Em sua quinta edição, o encontro cobrirá um amplo espectro de temas de pesquisa em Física e Astronomia. A programação é composta por palestras de pesquisadores do Brasil e do exterior, além de minicursos, seminários e sessões de pôsteres, nos quais pós-doutores e alunos poderão apresentar e discutir seus trabalhos de pesquisa. Entre os minicursos há um que abordará “Os campos magnéticos mais fortes do universo: estrelas de nêutrons e colisões de íons pesados”, a ser ministrado por Sidney dos Santos Avancini (UFSC); outro sobre “Lições de Empreendedorismo da nossa Experiência no Vale do Silício”, por Gregório de Couto Faria (IFSC/USP) e Duc Trong Duong (Stanford University, Estados Unidos);  e um terceiro intitulado “Desvendando a estrutura 3D da Via Láctea”, por Roberto Kalbusch Saito (UFSC).

“As edições anteriores (I Encontro em 2013, II Encontro em 2014 e o III Encontro em 2015 e IV Encontro em 2016) foram consideradas muito exitosas pelos participantes, o que nos estimula a prosseguir com a realização do evento”, disse o Prof. Ivan Helmuth Bechtold, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC.
Dados relativos aos eventos anteriores podem ser obtidos em http://encontro.pgfsc.sites.ufsc.br/2013/ a http://encontro.pgfsc.sites.ufsc.br/2016/.

Foto: Pinterest
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC