Prata reassume Setec, 4 anos após deixar a pasta

No dia 12 de julho, o Prof. Alvaro Toubes Prata tornou-se titular da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Engenheiro mecânico e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – tendo sido reitor da instituição -, Prata também foi secretário-executivo do ministério entre 2014 e 2015.

No dia em deixou o cargo, 6 de abril do ano passado, Alvaro Prata agradeceu o apoio recebido de Sergio Gargioni, presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e da da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Gargioni foi seu professor na Universidade de Brasília e com ele organizou a visita do ministro Gilberto Kassab a Florianópolis, em junho passado. Além disso, no Fórum Nacional do Conselho realizado com apoio da FAPESC em dezembro de 2014, também na capital catarinense, Prata deu a aula magna na condição de ministro interino de Ciência, Tecnologia e Inovação (na foto de Paulo Cordeiro).
prata
Experiência
Vale lembrar que Prata havia assumido a SETEC em maio de 2012 e no cargo permaneceu até agosto de 2014, quando assumiu a Secretaria Executiva do MCTIC. Também atuou na graduação e na pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. Já publicou mais de 230 artigos científicos completos em periódicos e anais de congressos. Orientou 41 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado, e possui duas patentes depositadas.
De 2000 a 2004, foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da instituição e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. De maio de 2008 a maio de 2012, foi reitor da UFSC e, por dois mandatos, ocupou a Vice-Presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações do MCTI