Pesquisadores se reúnem na FAPESC para discutir pesquisas sobre biogás

No dia 16 de maio a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) promoveu o workshop para pesquisas com biogás. O objetivo do encontro entre pesquisadores e empreendedores da área foi discutir quais os temas prioritários para serem abordados em uma possível chamada pública de apoio a estudos nesta área, que deve ser lançada ainda este ano.
biogas 16-05-2016 (2)
Pesquisadores de todo o estado, empresários e legisladores estão debatendo incentivos ao biogás em Santa Catarina desde julho de 2014, por iniciativa da coordenadora Iara Dreger. “Se a nossa intenção é produzir biogás, nós temos q buscar a impressão e as necessidades daqueles que produzem, porque a cadeia produtiva da biomassa é quem tem que dar participação nesse sentido. Nós planejamos e estamos agora na fase de selecionar esses tópicos”, afirmou o diretor técnico-científico da FAPESC, César Zucco, ao final do evento. “A FAPESC definiu que a pesquisa será aplicada, entre a academia e o empreendedor. A Chamada Pública para o tema tem como metas o Marco Legal do Biogás para o Estado de Santa Catarina e a solução problemas técnicos atuais dos empreendimentos”, disse.
“A contribuição da FAPESC lançando chamadas públicas e contribuir para que os pesquisadores do estado se reúnam e submetam seus projetos é extremamente importante, pois, a partir disso, nós poderemos gerar conhecimento e tecnologia que possam ser aplicados à realidade do nosso estado”, ressaltou Airton Kunz, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Suínos e Aves, de Chapecó. Ele faz parte de um dos cinco grupos de trabalho formados para discutir as áreas e temas de interesse estratégico para pesquisa. Os principais eixos temáticos são: marco regulatório e legislação; inventário e logística de biomassa; processos: biorreatores, biomassa, microbiologia, entre outros; manejo e uso do biogás; e tratamento, destinação e aproveitamento do efluente de biodigestores.
Fonte: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support