Pesquisadores reunidos na Fapesc apresentam propostas para melhorar a qualidade da atenção à saúde em Santa Catarina

Publicada em 07/11/2023

Foto: Caroline Costa/Fapesc

Pesquisadores catarinenses apresentam resultados de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação voltados à saúde, desenvolvidas nos últimos dois anos, na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em Florianópolis. 

O Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), que começou hoje (7) e segue até amanhã, reúne coordenadores de projetos de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. O programa busca soluções e melhoria para os problemas de saúde da população. Nesta edição, 39 pesquisadores foram contemplados, um investimento de R$ 2,31 milhões. 

“A importância deste programa é fundamental, pois coloca o pesquisador junto à comunidade para resolver problemas, processos, produtos e políticas públicas voltadas ao cidadão catarinense. Muitos destes projetos, ao final das suas execuções, são levados para a Secretaria de Saúde para fomentar o melhor produto final para o bem-estar da população”, afirma Valeska Daniela Tratsk, Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc. 

Em Santa Catarina, ao longo da história do PPSUS, já foram realizadas oito chamadas públicas, que resultaram em 237 projetos contratados, totalizando um investimento de R$ 20,4 milhões. “Este ano comemoramos 20 anos do PPSUS. Meu desejo é que estes produtos apresentados nesta etapa, e também nas futuras, possam se transformar em mudanças no dia a dia do Sistema Único de Saúde, e que a gente possa garantir acesso à nossa população”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. 

Durante os dois dias, o encontro reuniu coordenadores de pesquisa, de diferentes áreas do conhecimento, como Medicina, Fonoaudiologia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Enfermagem Psiquiátrica, Epidemiologia, Metabolismo e Bioenergética, Educação Física, Cardiologia, Saúde Coletiva, entre outros. 

“As chamadas públicas de apoio a estes projetos são lançadas a partir das linhas de pesquisa e prioridades definidas pela Secretaria de Saúde”, explica Leonardo Ferreira, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, que participou da abertura do encontro. 

O PPSUS é um programa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em Santa Catarina tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Fapesc e Secretaria de Estado da Saúde.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) 
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br 
Telefone: (48) 98802-5794

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support