Pesquisadores da Udesc buscam aproximação com britânicos para aprimorar internacionalização

Vinte professores de programas de pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram do curso “Researcher Connect“, no Campus I, em Florianópolis, de segunda, 21, a quarta-feira, 23, para aprimorar a internacionalização da instituição.

Terceiro dia do curso Researcher Connect (foto: Jéssica Trombini – FAPESC)

O objetivo do curso foi ensinar a escrever projetos e artigos científicos em inglês. “Com isso, é possível melhorar a qualidade das publicações e consequentemente a nota dos programas de pós-graduação”, explica o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, Luiz Coelho, coordenador do curso.
Por meio de atividades práticas de elaboração de textos e apresentações, além da avaliação de trabalhos acadêmicos já produzidos, os professores de 14 diferentes departamentos da UDESC foram orientados sobre como trazer maior clareza e objetividade aos textos, e a enaltecer as informações novas de seus trabalhos. “As dinâmicas, em grupo e em duplas, foram muito bem recebidas e assimiladas pelos docentes. É sempre uma grande oportunidade trabalhar em grupo e trocar experiências, principalmente porque a UDESC é uma universidade multicampi”, diz Sonia Pereira Laus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC.
A capacitação também estimulou parcerias de intercâmbio de alunos, técnicos e professores. “O objetivo é se conectar com pesquisadores e com publicações internacionais e, aprimorando a escrita dos projetos, conseguir melhorar a aceitação fora do País”, resume Coelho.
O curso foi realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da Udesc, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e do British Council. Os dois treinadores que ministraram o curso, Aline Quadros e Luke Freeman, foram trazidos pelo Conselho Britânico, e o workshop foi completamente em inglês.
Fonte: FAPESC, com informações da assessoria da UDESC