Pesquisadores catarinenses participam de treinamento com suíços no Rio de Janeiro

De 3 a 7 de outubro, quatro startups catarinenses participaram do AIT (Academia Industry Training – Camp Brasil), no Rio de Janeiro. O programa, promovido pela Swissnex Brasil, tem o objetivo de transformar pesquisas de brasileiros e suíços em inovações de mercado.
Durante o encontro, pesquisadores de 10 startups do Brasil — quatro delas catarinenses, sendo três contempladas na quinta edição do Sinapse da Inovação — e 10 startups da Suíça, receberam treinamentos de pitch, participaram de workshops de Business Design Thinking e palestras sobre Entrepreneurial Personality, além de outros temas relacionados ao desenvolvimento de negócios. A programação faz parte do Intercâmbio de Conhecimento e Empreendedorismo entre Brasil e Suíça, em parceria com o Instituto Genesis do Rio e a Swissnex Brasil.
 
As empresas Revella, i9 Biotec e Nanovets estão entre as quatro catarinenses selecionadas para o AIT, após terem sido escolhidas também para receber recursos do Sinapse da Inovação. A Revella, representada por Mateus Vieira Carlesso, é uma empresa focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos relacionados à biotecnologia. Seu mercado foco é o agronegócio, mais especificamente a indústria de carnes. Seu produto principal em desenvolvimento é um revelador de patógenos. A i9 Biotec, representada pela Maria de Lourdes Borba Magalhães, é voltada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores, incluindo kits de purificação de amostras de DNA, enzimas biotecnológicas e outros insumos. O projeto é executado em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). “Um produto já está sendo patenteado pela UDESC”, disse Maria de Lourdes. A Nanovets, representada por Leandro Antunes Berti, tem como objetivo o desenvolvimento de fármacos, equipamentos e serviços voltados ao uso animal.
Na sexta-feira, 7 de outubro, aconteceu a apresentação final de pitchs para investidores, professores e aceleradoras. Após o Camp no Rio, os participantes seguirão para Lausanne e Zurique, de 28 de novembro a 2 de dezembro, quando participarão da segunda etapa do programa.
A Swissnex Brasil é uma iniciativa da Secretaria da Suíça Estado da Educação, Investigação e Inovação (SERI), gerido em cooperação com o Departamento de Relações Exteriores como um anexo do Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro.
Mais informações: www.certi.org.br
 
ait-camp-rj
 
Fonte: Primeira Via/Ascom Fundação CERTI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support