Brasileiros e britânicos avaliam benefícios que ferrovias podem trazer a SC

A possível implementação de novas redes ferroviárias que atendam às necessidades de Santa Catarina será objeto de um estudo analítico a ser desenvolvido com recursos do governo estadual, por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O suporte financeiro se dará porque o projeto foi contemplado em uma chamada pública promovida no âmbito do Fundo Newton, lançada em 2016 por Academias do Reino Unido e pelo CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

Foto: Pixabay

O estudo dará continuidade à colaboração já estabelecida entre o Centro de Pesquisa Ferroviária da UNEX (Universidade de Newcastle), NewRail, e um Departamento do CEM (Centro de Engenharias da Mobilidade) localizado no campus Joinville da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Saiba mais sobre os cursos oferecidos nesta unidade da UFSC em  http://ferroviaria.joinville.ufsc.br/.

Brasileiros e britânicos já haviam conduzido o estudo intitulado Método Sistemático de concepção de serviços ferroviários para redes regionais de ferrovias, incorporando transferência e aplicação de novas tecnologias para passageiros e carga, selecionado em 2015  na chamada Fellowships, Research Mobility and Young Investigator, promovida pelo Research Council do Reino Unido, em parceria com o CONFAP. As principais conclusões da pesquisa foram que Santa Catarina tem um grande potencial para implantação de um sistema ferroviário multimodal. Em função da carga industrial, a malha do estado é bastante variada, não sendo utilizada apenas para o transporte de commodities”, disse o Prof. Marin Marinov, da UNEW, coordenador britânico da pesquisa anterior e da futura.

Mais sobre o  início da cooperação em:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC