Os Desafios da Ciência e Tecnologia de Alimentos são tema da VI SATCA

Até 16 de agosto, o curso de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aceita inscrições para sua Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SACTA). O evento irá ocorrer de 28 de agosto a 1º de setembro, sendo que as atividades acontecerão principalmente no auditório da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
O evento de 2017  terá como tema central “Transformação Alimentar: Os Desafios da Ciência e Tecnologia de Alimentos”. A SACTA conta com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CAL), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Reitoria da Universidade. O evento irá receber apoio financeiro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
Serão realizadas palestras com representantes da indústria alimentícia, professores da UFSC e de outras instituições de ensino e pesquisa, bem como minicursos, visitas técnicas e oficinas, além de uma dinâmica de grupo (SACTA Experience) onde os participantes serão desafiados a solucionar uma determinada problemática do setor.  Outro destaque é o documentário “Mais que mel”, sobre a importância das abelhas e sua influência na produção de alimentos, com posterior debate sobre o assunto, e contando com a participação de especialistas nesta área de grande importância no agronegócio Nacional e Catarinense.

A mesa redonda “Verdades e Mitos sobre aditivos e a influência da propaganda no consumo de alimentos” discutirá os desafios e problemáticas dessas tecnologias no setor com profissionais da área de alimentos. O evento constará com uma “Mostra Científica” de trabalhos (na forma oral e de pôsteres) desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação e uma atividade, intitulada “Pesquisa em Ciência de Alimentos: Integrando Graduação e Pós-Graduação”, no qual haverá palestras de pesquisadores renomados nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
“A Semana Acadêmica cumpre um papel importante ao proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades específicas que são exigidas pelo mercado de trabalho, tais como comunicação, criatividade, proatividade, trabalho em equipe, etc., de modo a garantir diferenciais competitivos de carreira. Desta forma, complementa a formação acadêmica dos estudantes, por meio da interação entre alunos, professores, profissionais de diversas áreas e a sociedade em geral, promovendo a integração entre academia, setor produtivo e comunidade”, disse a Professora Doutora Carmen Maria Olivera Müller, coordenadora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC e membro da Comissão Organizadora da VI SACTA.
Esta é a sexta edição do evento e seu crescimento vem ao encontro das novas demandas do setor alimentício no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade e inovação. Em 2016, contou com a presença de 109 inscritos, além de professores e palestrantes que prestigiaram o evento.  “A massiva participação dos alunos na V SACTA, e que esperamos que se repita nesta sexta edição, vem concretizar a importância deste evento na formação acadêmica e ressaltar o papel do Cientista de Alimentos como o profissional capaz de atender às novas demandas do setor no que se refere a qualidade, desenvolvimento e  inovação,” diz a professora.
 
Mais no site da UFSC: http://sacta.paginas.ufsc.br/
Fonte:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support