Crédito: Caroline Costa/Fapesc

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) desempenham um papel fundamental como intermediários entre as instituições de ciência e tecnologia e a sociedade em geral, incluindo governos, empresas e cidadãos. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), tem desempenhado um papel fundamental no apoio aos NITs. Esses núcleos têm como objetivo principal facilitar a transferência de conhecimento, invenções, descobertas e tecnologias desenvolvidas nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs). 

Os NITs têm como objetivo principal promover a inovação, a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia entre as instituições de ciência e tecnologia e a sociedade catarinense. Através de sua atuação, eles desenvolvem a cultura da inovação, da propriedade intelectual e do empreendedorismo, facilitam a gestão da propriedade intelectual nas ICTIs, e atuam como intermediários na negociação de contratos e acordos entre as ICTIs e as empresas interessadas na transferência de tecnologia. 

Um exemplo de NIT de destaque é o da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). O assunto foi destaque no FapescPod!, podcast da Fapesc, que foi ao ar nesta terça-feira (18). O coordenador do NIT da Epagri, Enilto de Oliveira Neubert, afirmou que as novas ferramentas de Inteligência Artificial e Tecnologia da Informação podem ser usadas para melhorar a qualidade no serviço prestado. Isso se reverte em benefícios para a sociedade catarinense. “Essas estruturas não teriam propósito se não facilitassem a vida dos agricultores e se o Estado não se tornasse mais competitivo. Nossos produtos devem ser valorizados, tanto fornecendo qualidade e preços melhores para os consumidores, quanto remunerando adequadamente aqueles que produzem”, afirmou Neubert. 

O NIT da Epagri surgiu em 2009 e, recentemente, entregou uma atualização da plataforma EpagrInova, que reúne portfólio de produtos já desenvolvidos e abre espaço para novas parcerias. O FapescPod! está disponível no YouTube, Spotify e SoundCloud neste link: linkme.bio/fapesc

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC 
comunicacao@fapesc.sc.gov.br  
Telefone: (48) 98802-5794