Neste 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. Para comemorar a data, fizemos quatro perguntas para quatro vencedores do Prêmio de Pesquisa Fapesc – Edição 2022 – Fritz Müller sobre a importância do seu ofício.  

O Prêmio de Pesquisa, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), tem o objetivo de reconhecer e premiar pesquisadores renomados que contribuíram de forma significativa para pesquisa científica e tecnológica, a formação de recursos humanos em suas áreas de conhecimento e para o avanço do ecossistema em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no estado de Santa Catarina. 

Confira as respostas dos pesquisadores.  

O que é importante para ser um pesquisador? 

André Luís De Gasper, professor de Botânica e Biogeografia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), vencedor do prêmio na Categoria Jovem Pesquisador – Ciências Biológicas. 

“É muito importante ter um olhar para a formação e para o grupo de pesquisa que está trabalhando. Porque um pesquisador dificilmente vai trabalhar sozinho, vai atuar em grupo e em rede. É importante mostrar para seus alunos que busca o aperfeiçoamento, que vá a congressos, participa de simpósios, de workshops, de eventos, tanto nacionais quanto internacionais, para que se insira em grandes redes de pesquisa. E com isso possa mostrar o que faz, colaborar com outras pessoas e trazer outras pessoas para colaborar com ele. Assim, terá uma atuação tanto para a formação de pessoas quanto para sua própria formação. Porque o conhecimento é sempre contínuo.”  

O que é ciência pra você? 

Mirian Carbonera, professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), vencedora na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Humanas.  

“Para mim, é uma criação humana, que tem um método rigoroso e verificável para o conhecimento da realidade e deve estar ao serviço do bem-estar e do desenvolvimento das sociedades humanas”.  

Quais os outros caminhos profissionais para o pesquisador?  

Marcos Vinícius Viana da Silva, professor de graduação dos cursos de Direito e Relações Internacionais da Univali e Gestor de Propriedade Intelectual do Hub de Inovação da Universidade do Vale do Itajaí (Uniinova), vencedor na categoria Jovem Pesquisador – Ciências Sociais Aplicadas.  

“Desde a minha graduação até o doutorado eu busquei a interrelação entre mercado e universidade. Sou da área das ciências jurídicas e, através da propriedade industrial e intelectual, sempre quis perceber como as ideias, os processos e os produtos que são inovadores poderiam ser inseridos no mercado. […] Queria dizer para outros pesquisadores: percebam o quanto daquilo que vocês pesquisam se conecta com o mercado, o quanto existe uma demanda do mercado. E se você conseguir fazer essa ponte, e às vezes não é tão difícil, proteger a sua ideia, vender um Know How, você vai conseguir, além de ser professor e pesquisador, algo que é extremamente importante, também ser inserido no mercado e ser remunerado. Porque sua ideia sai do campo da universidade e se conecta com o campo da indústria.  

Qual a importância da ciência e consequentemente do trabalho do pesquisador no dia a dia das pessoas? 

Natan Padoin, professor e pesquisador no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC, vencedor na categoria Jovem Pesquisador – Engenharias.  

“A ciência está presente no dia a dia de cada um de nós. Posso citar, por exemplo, a pandemia de covid-19 como exemplo prático de como a ciência utiliza conhecimento acumulado ao longo de séculos para a solução de problemas complexos visando a melhoria da qualidade de vida de toda humanidade”.   

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC 

Maurício Frighetto | mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br 

Telefone: (48) 99932-4209