Ministro conhece projetos de inovação e tecnologia da Satc

Com o objetivo de conhecer os projetos de inovação e tecnologia, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, visitou a Satc, nesta quinta-feira, dia 8, junto com o secretário de Inovação do ministério, Álvaro Prata, e Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
“A grande chamada foi para que ele visse o nosso projeto de Captura de CO², no qual usamos a cinza do carvão para capturar o CO² e diminuir as emissões de gases. Além disso, temos um projeto de criação do centro de empreendedorismo inovador, uma grande sistematização que visa gerar startups e mais inovação”, disse o diretor executivo da Satc, Fernando Zancan.
Após visitar os laboratórios do Centro Tecnológico e a estrutura da instituição, Kassab se mostrou satisfeito com o que viu. “A Satc tem um histórico de sucesso, e tem esse intuito do bom aproveitamento do carbono usando a tecnologia. Tenho certeza que o governo encontrará uma fórmula de dar o apoio para o que se realiza aqui, pois isso tem uma contrapartida grande para o país”, afirmou o ministro.
Além do Centro Tecnológico, o ministro foi apresentado ao apresentado pelo coordenador de projetos da Fundação CERTI, Carlos Bizzotto.
Uma palavra com o Carvão
 Ao final da visita, Kassab se reuniu com mineradores e com o prefeito eleito de Criciúma, Clésio Salvaro, e falou da importância do trabalho feito na Satc e pela indústria Carbonífera. “Gostei muito do que vi aqui e é muito importante que vocês continuem investindo e mostrando o trabalho que é feito aqui”, comentou o ministro.
Em contrapartida, o prefeito eleito, pediu que o ministro também comunique com os outros ministros sobre o trabalho feito em Criciúma e uma atenção maior para a indústria carbonífera. “Peço que o senhor leve o que o senhor viu aqui para os outros ministros, precisamos de atenção para que a indústria continue gerando emprego e renda e possamos investir ainda mais nesses projetos”, reiterou Salvaro.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Siecesc, Valcir Zanette, o diretor executivo do Siecesc, Márcio Cabral, o presidente de honra da Satc e do Siecesc, Ruy Hülse, o deputado estadual Ricardo Guidi e o vice-prefeito eleito, Ricardo Fabris.
Fonte: PortalSatc.com

gilberto-kassab-conhece-projeto-de-captura-de-co-da-satc