Lançamento do Edital Global Transdisciplinar para Projetos Inovadores sobre Florestas Tropicais

Fapesc se une ao Belmont Forum na busca de soluções para a sustentabilidade de ecossistemas tropicais (Foto: Gabriela Cera/Fapesc)

O consórcio internacional de agências financiadoras de pesquisa, o Belmont Forum, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), irá lançar em junho de 2024 o edital “Florestas Tropicais: Implicações Globais e Ações Urgentes”. O objetivo é apoiar projetos multilaterais e transdisciplinares que respondam aos desafios que ameaçam esses ambientes vitais.

Esta chamada abrange as regiões de florestas tropicais, os ecossistemas interligados que as influenciam e os desafios relacionados. Com o intuito de construir a ciência em conjunto com a sociedade, o edital busca projetos que integrem diferentes áreas do conhecimento, como ciências sociais, humanas, naturais e exatas, e que envolvam comunidades locais, povos indígenas, ONGs e governos.

Temas Prioritários do Edital

As propostas apresentadas devem abranger elementos de pelo menos duas das três áreas listadas abaixo:

1) Redução do desmatamento, promoção do desenvolvimento sustentável e economias lideradas localmente.

2) Função do Ecossistema, Conectividade e Ciência das Mudanças Climáticas.

3) Justiça e Governança Ambiental.

Apoio Financeiro

Serão financiados até 04 projetos de pesquisa, aprovados no âmbito do Belmont Forum, para pesquisadores catarinenses no valor de até R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) por projeto. O valor global destinado ao Suplemento desta Chamada Pública será de R$ R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), oriundos do orçamento da FAPESC.

Como Participar

Visando garantir a geração de conhecimento para compreender, mitigar e/ou adaptar às mudanças ambientais globais, as propostas devem incluir uma ligação forte entre os aspectos sociais e ambientais dos desafios globais. Pesquisadores interessados nesta chamada devem submeter suas pré-propostas até 10 de novembro de 2024 e as propostas completas até 30 de maio de 2025, através da plataforma online do Belmont Forum.

Mais informações: internacional@fapesc.sc.gov.br

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gabriella Servi / gabriella.servi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (48) 98802-5794