InterUni discute internacionalização das IES em Rio do Sul

Até o dia 25 de novembro, acontece na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul, o Simpósio InterUni 2016, com a proposta de internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil, América e Europa. O evento conta apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

palestra-zucco-interuni-2O objetivo do Simpósio é agregar aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisas nas várias instituições de ensino, pesquisa e extensão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o intuito de promover um amplo debate sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos no Brasil e nos países parceiros, como Alemanha e Estados Unidos.

O evento também estará aberto para parlamentares, gestores públicos e lideranças trabalhistas, empresariais e comunitárias. Os palestrantes serão das mais diferentes áreas, como: cooperação científica Internacional, estudos voltados à agricultura e avanços tecnológicos na Computação.

O professor Fábio Alexandrini, coordenador do evento, salientou a importância da terceira edição do evento e a aproximação de empresas e comunidade acadêmica. “Existe uma necessidade de ampliar as discussões sobre as possibilidades de intercâmbio e preparação profissional dos estudantes para o mercado cada vez mais Globalizado, por isso, as temáticas estão focadas em casos práticos já realizados ou que estão em andamento em Santa Catarina com a Alemanha, Estados Unidos e Austrália.”

PARTICIPAÇÃO

Nesta edição, apesar das contingências orçamentarias tanto do IFC quanto da FAPESC, o evento foi organizado em parceria com a T-System e a FAPESC. A primeira palestra do evento, após a solenidade de abertura foi com o Dr. Markus Blumenshein, diretor da empresa T-System do Brasil e também Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina. Na sua palestra, Markus abordou as questões referentes a exportação de software brasileiro e a língua alemã, além de debater sobre fatores competitivos na área de TI. O diretor técnico-científico da FAPESC, Cesar Zucco (foto), participou do evento no dia 22, falando sobre Oportunidades de Intercambio e Apoio do Governo Estadual.

Fonte: IFC, com acréscimos da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support