Internacionalização da pesquisa na Unisul leva professores à Inglaterra

Pesquisadores da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) apresentarão – no dia 5 de abril, no Centro de Estudos para o Ambiente, Energia e Governança de Recursos Naturais da Universidade de Cambridge – projetos e trabalhos desenvolvidos na área de Sustentabilidade Ambiental, realizados pelo Greens (Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade). Celso Lopes de Albuquerque Junior, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco viajarão até a Inglaterra, fomentados pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fundo Newton e Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (Research Councils United Kingdom).
Esta será a segunda viagem do projeto Bridge, parceria também financiada pela FAPESC e Fundo Newton, que tem como objetivo estudar temas como as ligações entre água, alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas.

A parceria entre a Unisul e Cambridge, por intermédio do projeto Bridge, se dá pela transferência de tecnologia desenvolvida em pesquisas científicas, com considerações de uso imediato dos resultados e através de treinamento de pessoal do grupo pelo parceiro, incluindo cursos e treinamentos.
“Basicamente, desenvolvemos propostas, modelos e soluções estratégicas para o Brasil se adaptar às mudanças climáticas, estudando o nexos entre água-alimentos e energia”, destaca um dos líderes do Greens, Dr. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.
Esta é uma ação de internacionalização da pesquisa realizada pela Unisul, tendo em vista que vários pesquisadores do mundo fazem parte do projeto. O Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade é composto por cerca de 20 pesquisadores em diversos países, dentre eles o Brasil (Universidade do Sul de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina), Canadá (Universidade de Manitoba), Reino Unido (Universidade de Cambridge e Universidade de Liverpool) e Estados Unidos da América.

Prof. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

No seminário, os professores pesquisadores apresentarão artigos já publicados pelo grupo de pesquisa Greens e discutirão a relação que existe entre o consumo da água, a produção de alimentos e o consumo de energia. “Os três recursos competem entre si. Se usa a água para produzir alimentos e para produzir energia, mas o que acontece em um desequilíbrio? De que forma cada elemento afeta o outro?”, questiona outro líder do Greens, e também diretor do Campus Tubarão, Dr. Rafael Ávila Faraco.
O professor pesquisador Dr. Celso Lopes de Albuquerque Junior apresentará uma pesquisa sobre a recuperação de áreas degradadas pela mineração de argila e areia no município de Morro da Fumaça. “Pesquisou-se a possibilidade de utilização das cavas oriundas da mineração para a produção de peixes. Com resultados satisfatórios, foi inserido o curso de gastronomia à base de peixes, recuperação das encostas das áreas mineradas com recomposição vegetal e repovoamento de fauna”, reforça Celso.
Texto: Reginaldo Osnildo/Unisul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support