Iniciou na manhã do dia 16, a segunda edição do InterUni, que traz uma proposta de internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil, América e Europa. O evento conta com apoio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc e finaliza na sexta-feira, dia 20.
O palestrante responsável por abrir o evento foi o professor Dominikus Kittermann, da Triesdorf University da Alemanha, em seu pronunciamento, Dominikus apresentou a instituição e explicou os projetos de integração acadêmica, bem como, a atuação da informática em projetos interdisciplinares, como a ciências agrárias.
O objetivo do Simpósio é agregar aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisas nas várias instituições de ensino, pesquisa e extensão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o intuito de promover um amplo debate sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos no Brasil e nos países parceiros, como Alemanha e Estados Unidos.
Para o professor e coordenador do simpósio, Juliano Brignoli, o evento já está se consolidando, principalmente no que se refere ao compartilhamento de informações entre as instituições participantes e projetos interdisciplinares. Já o diretor geral do IFC de Rio do Sul, Oscar Harthmann, o InterUni serve como motivador para implementar o intercâmbio acadêmico entre os estudantes de Rio do Sul e dos países participantes.
Agenda
Os próximos eventos vinculados ao Simpósio InterUni são de Cooperação e Colaboração entre colégios americanos. O palestrante Ph.D. Todd Cotton estará abordando as facilidades do ensino nos Estados Unidos nesta terça-feira, dia 17. Já na quarta-feira, 18, o professor Jeison Isair Schneider estará apresentando sua experiência no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).
Já na quarta-feira, na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha em Santa Catarina, localizada em Blumenau, serão discutidas as oportunidades de cooperação com a Alemanha. A apresentação será feita por Adrian Kissmann do Goethe Institut de Porto Alegre. A mesma temática voltará a ser tratada na sexta-feira, dia 20, com a apresentação do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Fonte: Assessoria de Comunicação do IFC