Inovação catarinense impressiona Ministro Kassab

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, visitou o Centro de Inovação da ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), nesta sexta-feira, dia 9. “Viemos para conhecer um pouco daquilo que é realizado aqui, o que é muito gratificante.Encontramos a juventude se preparando para assumir o Brasil e tivemos oportunidade de conhecer bons projetos”, disse, acrescentando estar impressionado com a criatividade e a ousadia dos empreendedores.
Por exemplo, a tecnologia de detecção de fraudes é o foco da empresa Vigios, localizada dentro do Darwin Starter, um dos primeiros programas catarinenses de aceleração de startups. Hoje, o Darwin tem como parceira a Confederação Nacional das Seguradoras, estratégica para a instalação da Vigios um ano atrás.”Temos como clientes seguradoras como Porto Seguro e Mapfre. Fazemos avaliação de risco baseada principalmente no que pessoas colocam espontaneamente no Instagram, facebook, Twitter e Linkedin, ou seja, na pegada digital de cada um nas redes sociais”, explica Pedro Schneider Noll, da Vigios (na foto, de camisa listrada). “Uma novidade nossa seria o método de ‘sindicância virtual’ que cruza esses dados e indica o quanto uma pessoa se expõe ao risco, algo importante para seguradoras.
asd
À direita na foto, Mateus Carlesso, da Revella, deu uma boa notícia ao ministro Kassab: “Tivemos a grande honra de ser contemplada como melhor startup do Brasil num programa de aceleração”, referindo-se à última etapa do programa AIT Camp, promovido na Suíça no início de dezembro. A empresa atua na área de pesquisa e desenvolvimento com biotecnologia e está trabalhando em um revelador de patógenos dentro do agronegócio, para detecção de baterias . “A gente está focando nas empresas de alimentos, apresentando um controle de qualidade muito melhor a elas”, afirmou.
Por sua vez, o diretor de Operações da Way2 Serviços de Tecnologia, Alex Mariano, falou sobre a empresa que tem com outros 4 sócios, para criar softwares e serviços dirigidos ao setor elétrico. A Way2 trabalha com as empresas do setor a fim de incrementar sua eficiência operacional, assegurar sua adequação regulatória e melhorar seu relacionamento com clientes.
Mariano se mudou do Acre para Santa Catarina pela excelência dos cursos da UFSC, como o de Computação (que ele cursou), e pelo ambiente favorável à inovação que encontrou inicialmente na incubadora CELTA e depois na ACATE (cujo presidente, Daniel dos Santos Leipnitz, aparece na foto à direita do secretário de Inovação do MCTIC, Álvaro Prata, diante de Alex Mariano e Gilberto Kassab).
qwecc
Daniel Leipnitz salientou que ACATE e parceiros estão gerando um modelo sustentável de criação de novas empresas que possa ser usado em outras regiões catarinenses e mesmo do pai. “A gente precisa cada vez mais dessa visibilidade porque o Brasil tem competências importantes”, acrescentou José Eduardo Fiates, superintendente geral da Fundação CERTI. “Agora estamos trabalhando para integrar as incubadoras da ACATE e da CERTI, pois nesse momento de crise e escassez de recursos, uma oportunidade é estimular essa união.”
Agenda cheia
Sempre na companhia de Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Kassab havia iniciado a visita a Santa Catarina no dia 8 em Criciúma, na Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina. “Tenho certeza que o governo encontrará uma fórmula de dar o apoio para o que se realiza aqui, pois isso tem uma contrapartida grande para o país”, ressaltou o ministro.
hfghfg
Em Florianópolis, já nesta sexta-feira, encontrou-se com o governador Raimundo Colombo e outras autoridades no Teatro Pedro Ivo, ao prestigiar a entrega a medalha de mérito Anita Garibaldi ao ex-governador Jorge Konder Bornhausen (sobre isso, notícia em http://www.sc.gov.br/mais-sobre-desenvolvimento-social/23865-vale-a-pena-a-vida-publica-quando-voltada-ao-bem-comum-afirma-jorge-konder-bornhausen-ao-receber-medalha-anita-garibaldi )
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support