INCT Brasil Plural lança novas obras literárias

Professoras do Departamento de Antropologia da UFSC, Esther Jean Langdon e Sonia Maluf, se reuniram no dia 6 de junho com o diretor técnico-científico da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), César Zucco, para apresentar dois novos volumes da coleção de livros Brasil Plural. O INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Brasil Plural recebe apoio da FAPESC desde 2009, por meio do primeiro edital para estruturação de INCTs em todo o país, em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Cinco livros já haviam sido lançados pelos pesquisadores do Brasil Plural e mais três estão em fase de edição, totalizando dez obras.
SAMSUNG DIGITAL CAMERA
Os estudos do INCT Brasil Plural são realizados em rede, contando com pesquisadores da UFSC, Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Estácio de Sá. Além de Santa Catarina, a rede se estende aos estados do Amazonas e Mato Grosso, contando com as FAPs dos dois estados: FAPEAM e FAPEMAT. “A importância do apoio das Fundações Estaduais nessas pesquisas é garantir suas características regionais”, explica Sônia Maluf. A rede engloba 76 pesquisadores, incluindo indígenas, e 30 laboratórios associados.
reuniao inct brasil plural
Outras obras – Resultante de uma dissertação de mestrado, o livro Penhkár – política, parentesco outras histórias kaingang é um exemplo de pesquisa regional do INCT, concluída em 2012 no PPGAS (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social). A pesquisadora Paola Gibram, à época na UFSC, realizou seus estudos com comunidades kaingang da região Sul do Brasil. O livro não faz parte da Coleção Brasil Plural, mas sua publicação também foi apoiada pelo INCT e pela FAPESC.
Fonte: Jéssica Trombini – Coordendoria de Comunicação da FAPESC