III Seminário Interinstitucional de Educação Matemática ocorreu na Unisul

O III Seminário Interinstitucional de Educação Matemática ocorreu no campus Tubarão no dia 21 de novembro. O evento é itinerante e cada ano ocorre em uma universidade diferente, entre as quatro participantes do projeto. A organização é realizada pela UNESC, UNIBAVE, UNISUL e UESPI.
seminario matematica unisul
Na Universidade, foi organizado em parceria com o Mestrado em Educação e o curso de Pedagogia, sob a coordenação da professora doutora Josélia Euzebio da Rosa. A finalidade é qualificar e divulgar os resultados da formação docente desenvolvida nas disciplinas referentes ao ensino de Matemática dos cursos de Pedagogia, dando maior visibilidade aos trabalhos realizados.
“Tal projeto tem por objetivo chegar até as escolas, por meio das pedagogas, a fim de se conseguir mudanças efetivas no ensino brasileiro. O encontro possibilitou reforçarmos nossos anseios e, acima de tudo, constatar que é possível tais mudanças”, relatou a mestranda em Educação e estagiária de docência, Sandra Crestani.
O objetivo é refletir sobre o modo de organização do Ensino de Matemática com vistas ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. As cantoras Indianara Vieira Buss Prá e Débora Araújo, ambas estudantes do curso de Pedagogia da Unisul, realizaram uma apresentação musical.
Para a professora da UNESC, Eloir Fátima Mondardo Cardoso, a emoção foi o sentimento que prevaleceu durante as apresentações. “As acadêmicas demonstraram que estão abertas a novas possibilidades para o ensino de Matemática. Por outro lado, sabemos que o caminho é árduo e o aprofundamento teórico-metodológico precisa de mais parceiros”, afirmou.
A programação do evento ocorreu das 8h às 17 h. Foram realizadas apresentações orais pelas acadêmicas dos cursos de Pedagogia e uma mesa de encerramento sobre o olhar dos coordenadores e professores dos estágios. No ano de 2015 foi realizado na Unisul com apoio financeiro da FAPESC, PARFOR, FUESPI e GPEMAHC.
Fonte: Unisul