Horizon 2020 tem duas chamadas abertas para pesquisadores brasileiros

Estão abertos para pesquisadores brasileiros dois editais no âmbito do Programa Horizon 2020, o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). No último Fórum do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), as FAPs assinaram uma carta de adesão à Delegação da UE, complementando o documento assinado entre a chefe da Delegação da UE no Brasil, Embaixadora Ana Paula Zacarias, e o presidente da CONFAP, Prof. Sergio Gargioni, em dezembro de 2014.
Pesquisadores de todos os estados signatários podem participar das chamadas do Horizon 2020, além de aderir a iniciativas da União Europeia que ainda vão ser construídas como, por exemplo, editais em parceria. A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) também aderiu à carta.
apresentacao elisa forum sp
Uma das chamadas encerra o recebimento de propostas no dia 10 de setembro, que são as Bolsas Individuais (Individual Fellowships), entre um pesquisador e uma instituição anfitriã, transnacional. O objetivo é aumentar o potencial inovador e criativo de pesquisadores que já possuam experiência e queiram diversificar suas competências individuais, como aquisição de novas habilidades em níveis multi ou interdisciplinares por meio de treinamento avançado, internacional ou mobilidade intersetorial.
Segundo Elisa Natola, assistente do setor de CTI da delegação da UE no Brasil, a chamada é aberta para todas as áreas do conhecimento e inovação, desde pesquisa básica até aplicada, voltada ao mercado e aliada a serviços de inovação. Existe ainda um incentivo à colaboração entre indústria e academia.
Podem se inscrever pesquisadores de países-membros da EU ou de países associados (não-europeus que se associaram ao programa, como o Brasil). Este programa de bolsas apoia o retorno e reintegração de pesquisadores de fora da Europa que já tenham desenvolvido pesquisa nesse continente.As modalidades de bolsa fornecidas são as European Fellowships  e Global Fellowships. A chamada pode ser consultada neste link:
Outra oportunidade para os brasileiros é o COFUND (Co- funding of Regional, National and International Programmes), cujo deadline para envio de propostas é 1º de outubro.  Esta ação se destina a organizações que financiam ou gerenciam programas de doutorado ou programas de bolsas para pesquisadores. Cada proposta do COFUND deve ter um único participante, que pode ser um ministério do governo, uma agência de fomento, autoridade regional, organização de pesquisa ou empresa. Pesquisadores com experiência submetem diretamente com a organização de fomento enquanto doutorandos podem encontrar ofertas de programas de co-financiamento no Euraxess.
Pesquisadores individuais (doutorandos ou pesquisadores com experiência) serão apoiados em seus programas de treinamento e desenvolvimento da carreira por meio do co-funding. As organizações participantes irão receber um montante fixo por pesquisador apoiado, como contribuição ao auxílio-moradia do pesquisador e custos de administração do programa. Os programas selecionados receberão um co-financiamento de três a cinco anos.