Como a ferrovia pode contribuir com a qualidade de vida? Esse é o tema do Workshop em Engenharia Ferroviária, a ser realizado de 31 de julho a 4 de agosto, no Hotel Bourbon, em Joinville, com financiamento do Fundo Newton (Reino Unido) e FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
O workshop consolida as atividades de ensino e de pesquisa de mais de dois anos de colaboração entre os pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), dos cursos de Engenharia Ferroviária e Metroviária de Joinville, da Engenharia Mecânica e da Universidade de Newcastle da Inglaterra, relacionados com a temática ferroviária e metroviária para o transporte de cargas e passageiros.

O tema do workshop está sintetizado na questão: como a ferrovia pode contribuir com a qualidade de vida? Para respondê-la, foram selecionados 14 jovens pesquisadores doutores no Brasil e 14 na Inglaterra, com até 10 anos de doutorado. Os trabalhos terão dois coordenadores sênior e quatro mentores do Brasil e da Inglaterra. Participarão também convidados com grande experiência na temática ferroviária e metroviária.
Tem-se como objetivo motivar os jovens pesquisadores a incorporarem a temática ferroviária nas atividades acadêmicas e nas indústrias em que atuam. Além disso, deseja-se aprofundar as colaborações entre a Inglaterra e Brasil, a partir da criação de vínculos entre os pesquisadores, as instituições de pesquisas, os órgãos de fomento, os meios industriais e comerciais que atuam neste setor. O Reino Unido tem grande desenvolvimento acadêmico e industrial para o setor ferro-metroviário e muito poderá contribuir com o Brasil.
Jovens brasileiros podem se incorporar neste campo profissional a partir do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC de Joinville, para potencializar este modal de transporte e o seu
respectivo campo industrial no Brasil. Sem este setor organizado, o Brasil terá poucas chances de alcançar índices de competitividade em termos de preço em logística para enfrentar o comércio nacional e internacional e em termos de segurança e pontualidade no transporte de pessoas, para dar dignidade a sua população.
Mais sobre o evento em http://newtonrailway.ufsc.br
Fonte: Prof. Acires Dias (coordenador do workshop)