Governo estadual combate dependência química

No dia 25 de agosto, às 10hs, o governador Raimundo Colombo apresentará algumas ações para combater as drogas, entre elas o projeto Reviver/Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado de Santa Catarina. Um total de 89 comunidades terapêuticas dos mais variados municípios de Santa Catarina foram pré-habilitadas por meio do convênio nº 2015TR000939, com a FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária).
Municípios tão distintos quanto Joinville, Agrolândia, Siderópolis, Gravatal e São Bento do Sul estão entre os contemplados, que receberão verbas do governo estadual. Por meio do convênio, pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) vão conduzir os estudos e as atividades de recuperação dos dependentes até julho de 2016. Cerca de 1.200 pessoas devem ser acolhidas por equipes – desde monitores a dirigentes – previamente capacitadas pelo projeto.
Ele também promoverá oficinas com técnicos de prefeituras, da Secretaria de Educação, do Ministério Público e Conen (Conselho Estadual de Entorpecentes). Tudo isso para definir diretrizes para reinserção familiar e social, inclusão digital, bem como protocolos de atendimento em comunidades terapêuticas. O evento ocorre no Teatro Pedro Ivo.

assinatura reviver 2
Evento de assinatura de termo de compromisso para continuidade do Programa Reviver, realizado em 31 de março de 2015 no auditório da FAPESC. (Foto: Acervo/FAPESC)

O desempenho destas será acompanhado por meio de visitas técnicas e de um observatório analítico a ser implantado. A tecnologia solidária empregada nestas comunidades poderá ser validade mediante intercâmbios internacionais.
Reviver I
Quase 2.800 indivíduos (90% homens, com idade média de 35 anos) foram acolhidos nas comunidades habilitadas na primeira edição do projeto, entre janeiro de 2014 e abril de 2015. Abaixo, detalhes da distribuição regional.
tabela reviver 1
Informações adicionais com a Prof. Maria de Lourdes, fone 3234 1547.