O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, visitou Lages, na segunda-feira, 13, com o objetivo de conhecer com profundidade o ecossistema de inovação da Serra. Ele participou de uma apresentação sobre os resultados das empresas sediadas no Orion Parque Tecnológico e ministrou uma aula magna na abertura do ano letivo dos cursos de pós-graduação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Durante a tarde, o presidente conheceu as empresas residentes do Orion Parque Tecnológico e participou de uma reunião com atores ligados a inovação e desenvolvimento de Lages. Estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Alvaro Joinha Mondadori, o reitor da Uniplac, Kaio Amarante, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da Uniplac, Lilia Aparecida Kanan, e o CEO do Orion Parque Tecnológico, Claiton Camargo.

Na pauta, estavam assuntos como desenvolvimento local, fomento à pesquisa e inovação, governança dos centros de inovação do estado e demandas relacionadas aos investimentos da Fapesc em projetos mantidos e desenvolvidos em Lages e região. Os presentes receberam o comprometimento do presidente em manter e ampliar investimentos que visem uma aproximação ainda maior da pesquisa (universidades) com a indústria. “O Governo do Estado tem o compromisso de realizar investimentos em pesquisa e inovação que visem a melhoria dos serviços prestados à população catarinense”, comentou o presidente.

À noite, Fábio Wagner Pinto abriu o ano letivo dos cursos de pós-graduação da Uniplac. Em sua aula magna, abordou as potencialidades da Região Serrana e destacou que a Fapesc financia projetos de pesquisas, via universidades, que fomentam o desenvolvimento de produtos e tecnologias.

O presidente da Fapesc reforçou que o Governo do Estado tem o compromisso em investir em ciência, inovação e tecnologia. E que não existe preferência por nem um tipo de pesquisas, mas que é “necessário que os pesquisadores demonstrem que existe demanda para determinado tema e que se confirmada a Fapesc certamente criará linhas de fomento de pesquisa para suprir as necessidades direcionadas para cada área do conhecimento”.