Governo do Estado discute oportunidades de cooperação em ciência, tecnologia e inovação com a União Europeia 

Publicada em 30/01/2024

Foto: Carol Costa, Fapesc

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), planeja desenvolver novas linhas de cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Santa Catarina e a União Europeia.   Nesta segunda-feira, 29, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e o representante do Banco Europeu de Investimento no Brasil, Marco Diogo, participaram de uma reunião com o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett. 

“Esta é uma oportunidade para apresentarmos nossas áreas de interesse de desenvolvimento, estudarmos possibilidades de aproximação, para entendermos as necessidades deles e como eles percebem a interação possível com Santa Catarina e também para firmarmos parcerias de longo prazo, de formação de pessoas, de criação de oportunidade de intercâmbio, criando oportunidades para empresas europeias se instalarem aqui”, afirmou o presidente da Fapesc. 

A embaixadora da União Europeia no Brasil destacou valores e interesses em comum, como a questão da sustentabilidade. “O que eu vi aqui em Santa Catarina, e especialmente aqui na Fapesc, são muitas pessoas engajadas neste tema. Eu acho que podemos juntar investimentos em prol desta luta e também engajar o uso de tecnologias”, destacou Marian. 

“Gostei muito de ver este dinamismo da Fapesc. O Banco Europeu de Investimentos está empenhado em apoiar a inovação e a pesquisa por uma melhor transição energética no Brasil e em Florianópolis”, completou Marco Diogo, representante do Banco Europeu de Investimento no Brasil. 

Realeza da Festa Pomerana participa da recepção 

O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, acompanhado da rainha e das princesas da Festa Pomerana, participaram da recepção da embaixadora da União Europeia no Brasil na Fapesc, em Florianópolis. Marian é natural da Alemanha, país com fortes ligações culturais com Pomerode. 

“Fico extremamente encantando e satisfeito de poder participar desta reunião para buscarmos parcerias com nossos antepassados e nossas origens. Espero que, cada vez mais, possamos fazer com que estes intercâmbios aconteçam” declarou Kriek. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)     
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br     
Telefone: (48) 98802-5794 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support