Os últimos preparativos para o estande do Governo do Estado no Startup Summit (Foto: Altair Magagnin/Fapesc)

Um drone de dois metros, uma bicicleta artesanal de madeira, produtos digitais, novas tecnologias, soluções ambientais e dicas para quem quer criar e expandir negócios inovadores. Durante o Startup Summit 2023, que acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), o estande do Governo do Estado contará com a presença da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e ainda reunirá todas estas novidades.  

“A presença do Governo de Santa Catarina no evento vai estreitar ainda mais a relação com o ecossistema da tecnologia e inovação. Vamos aproveitar para divulgar as ações que a SCTI está desenvolvendo para preparar o Estado para a nova economia a partir da inovação. Será uma ótima oportunidade para falarmos sobre inovação, promover networking e alavancar negócios. Esperamos a visita de todos os participantes no nosso estande junto com a Fapesc”, destaca o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett .  

Quem visitar o estande “Espaço Santa Catarina” poderá aproveitar para tirar dúvidas, conhecer os editais da Fapesc que estão em andamento e ainda conversar com os representantes da Rede Catarinense de Centros de Inovação, os hubs de inovação que impulsionam empresas que querem inovar e incentivam a geração de novos negócios inovadores.  

Além disso, durante os três dias do evento, quatro startups, convidadas pela Fapesc, estarão presentes no “Espaço Santa Catarina”, apresentando seus projetos e inspirando novas ideias. “Este é um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil e estamos muito felizes de participar deste momento. No nosso estande conseguimos reunir quatro grandes destaques, são exemplos muito emblemáticos, de todo o Estado, e vale muito a pena conhecer”, afirma o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.  

Conheça, a seguir, os projetos que vão participar do estande do Governo do Estado no Startup Summit 2023:

Inteligência computacional para drones  

Com tecnologia de sensoriamento e inteligência computacional, o projeto desenvolvido pela startup Global Drones, de Florianópolis, em parceira com Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), irá impressionar tanto pelo tamanho, como pela tecnologia empregada. Quem visitar o estande vai conhecer o drone de dois metros de comprimento, concebido originalmente para inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica.

Ecobike: inovação e sustentabilidade  

Uma bicicleta de alto padrão em madeira que surpreende pela inovação, design e sustentabilidade. Utilizando o jatobá como matéria prima, a startup Andicrose, instalada no Centro Tecnológico do Centro Universitário Satc (UniSatc), em Criciúma, apresentará o produto de madeira certificada, uma das principais ferramentas no combate ao desmatamento.  

Transformação digital nas Instituições de Ensino Superior  

No estande também será possível conhecer o primeiro sistema brasileiro de análise de inovação em trabalhos acadêmicos. O objetivo do produto digital, que contou com apoio Fapesc e foi elaborado pelo professor Marcos da Silva e pela coordenadora do Hub de Inovação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Janaina Tomio, é aproximar o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido nas universidades às necessidades da indústria e do mercado.  

Tecnologia e soluções ambientais  

Outra startup apoiada pela Fapesc, o trabalho da Kemia Tratamento de Efluentes, que tem sede no Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó, é uma oportunidade para as pessoas que se interessa por tecnologias e soluções ambientais voltadas para o tratamento de diferentes tipos de efluentes.  

O Startup Summit  

O Startup Summit 2023 é realizado, no CentroSul, em Florianópolis, pelo Sebrae e pela Acate. A sexta edição do evento espera reunir nos dias 23, 24 e 25 de agosto mais de 10 mil participantes presenciais e 30 mil online, entre empreendedores de startups em diferentes estágios de maturidade, gestores de fundos de investimentos e de hubs de inovação de grandes empresas, além de lideranças públicas e privadas de fomento ao ecossistema.  

Serviço  

Startup Summit 2023  

Data: 23, 24 e 25 de agosto de 2023  

Onde: Centrosul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis — SC)  

Informações e inscrições:  www.startupsummit.com.br  

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)  

Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br  

Telefone: (48) 98802-5794