O presidente da FAPESC (Fundação da Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, participa na próxima quarta-feira(19), da mesa redonda sobre Parques Tecnológicos, Incubadoras e Aceleradoras em Empresas: Novas Fronteiras, na 69ª Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O evento teve início no domingo, 16, e segue até o dia 22 de julho, em Belo Horizonte (MG).
Gargioni irá falar sobre o ecossistema de Inovação de Santa Catarina, no qual está inserida a FAPESC. Ele falará sobre as condições de desenvolvimento desse setor no estado, seu histórico, crescimento e números atuais. Também participarão do debate Jorge Luis Nicolas Audy, da PUC-RS, e Antonio Marcos Marcon, da Samsung, com mediação de Guilherme Ary Plonski, da Universidade de São Paulo.
As reuniões anuais da SBPC têm como objetivos debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento. Para tanto, além da programação científica, o evento tem também atividades reunidas em programações paralelas, como SBPC Jovem, SBPC Cultural e ExpoT&C.

O tema desta edição da Reunião Anual da SBPC é  “Inovação – Diversidade – Transformações”.  A Reunião conta com mais de 240 atividades durante toda a semana, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de CTI. Das atividades confirmadas nas programações científica, dos setores SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultura, serão 69 conferências, 01 ciclo de conferência, 82 mesas-redondas, 55 minicursos, 16 sessões especiais, 05 assembleias, 02 reuniões de trabalho e 06 encontros. O evento marcará as celebrações dos 90 anos da UFMG.
Cerca de 26 instituições como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais apresentarão novas tecnologias, produtos e serviços na ExpoT&C, um pavilhão climatizado de 4600 m2, onde ficarão abrigados os estandes dos expositores.
Outra atividade, que acontece pelo quarto ano consecutivo, é o “Dia da Família na Ciência”, realizado sempre no último dia do evento. Desta vez, contará com uma programação voltada para a interação com a comunidade, mostrando que a ciência faz parte do dia-a-dia das pessoas. As atividades serão desenvolvidas nas tendas da ExpoT&C e da SBPC Jovem.
O evento é gratuito e aberto ao público. A inscrição somente é necessária para quem quiser frequentar algum dos 55 minicursos, cujas vagas são limitadas, ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Hall do CAD 2 da UFMG, a partir de 16 de julho. A programação completa pode ser acessada no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/
Fonte: SBPC, com acréscimos da FAPESC