De 19 a 22 de abril Florianópolis recebe o XII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica, promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS. O tema do evento é “Um olhar para o futuro: avanços no entendimento e tratamento das craniosinostoses”.
Para o evento deste ano são esperados 250 participantes. O congresso contará com 5 palestrantes internacionais e 25 nacionais, que passarão informações técnico-científicas por meio de palestras magnas, mesas redondas, sessões de temas livres e exibição de pôsteres, com ênfase na ativa participação dos congressistas através de meios eletrônicos especialmente desenvolvidos para trazer interatividade à experiência do evento. “Todo o escopo de tratamento das patologias neurocirúrgicas pediátricas será explorado, incluindo o manejo antenatal e pós-natal de disrafismos espinhais, tratamento das hidrocefalias (derivações e técnicas endoscópicas), tumores cerebrais e medulares na idade pediátrica, além de sessões de traumatologia e neurocirurgia funcional”, detalha o Dr. Charles Kondageski, Presidente do CNPed.
Está previsto também um curso pré-congresso, com atividades de treinamento hands on, com ênfase nas malformações craniofaciais, e outro curso pré-congresso que se ocupará das patologias neuro-oncológicas na idade infantil. Um dos pilares do evento, a apresentação de temas livres e exibição de pôsteres, possibilitará aos pesquisadores apresentarem sua produção científica, dentro de um ambiente de rigor cientifíco, mas também de amizade e cooperação. A realização do evento deve elevar ainda mais o nível da neurocirurgia pediátrica brasileira, além de projetar o estado de Santa Catarina na área.
O evento acontecerá no Majestic Palace Hotel, e a programação pode ser consultada aqui.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações da SBNPed