Publicada em 19/12/2023

Para encerrar o ciclo de palestras sobre a produção de ciência, tecnologia e inovação de alta performance, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), traz a Santa Catarina a vice-diretora executiva do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), Marcella Ohira, para falar sobre os desafios da diplomacia científica para as Américas. 

Mestre em Relações Internacionais, Economia Internacional e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, na Universidade Johns Hopkins, Marcella é responsável pelas estratégias e atividades de promoção e investigação sobre as mudanças globais, e a adoção da ciência para apoiar a tomada de decisões.  

A vice-diretora executiva do IAI concebeu e lançou programas inovadores de capacitação na interface ciência-política, baseados em aconselhamento científico e diplomacia, e formação em investigação transdisciplinar. 

Anteriormente, Marcella trabalhou com cooperação técnica internacional na Agência Brasileira de Cooperação, na Divisão de Cooperação Técnica e Tecnológica, do Ministério das Relações Exteriores, no Brasil; e no Escritório de Programas Globais da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), nos Estados Unidos. 

Conheça o IAI 

A missão do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) é alcançar os princípios de excelência e integridade científica, cooperação internacional, divulgação da ciência e desenvolvimento de capacidades, bem como o intercâmbio livre e aberto de informações científicas relacionadas às mudanças ambientais no mundo. 

O Instituto trabalha para permitir que o continente americano seja inclusivo e sustentável e possa enfrentar, coletivamente, os desafios colocados pelas mudanças globais por meio da adoção de políticas e ações flexíveis, baseadas em informações científicas. 

Ciclo de Capacitação – Produção de CTI de Alta Performance 

A palestra “Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais” faz parte do Ciclo de Capacitação – Produção de CTI de Alta Performance, um evento organizado pela Fapesc, que contou com a participação de convidados internacionais e responsáveis por cases de excelência na América Latina. 

Na abertura do evento, dia 21 de novembro, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia e CEO da CienTech, Tito Crissien, falou sobre oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável. Depois, dia 28 de novembro, foi a vez das profissionais da Clarivate Analytics apresentar a palestra “Cienciometria, Financiamentos e Impacto Internacional”, sobre pesquisa de excelência e inteligência de dados. 

Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) 
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br  
Telefone: (48) 98802-5794