A Fapesc, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Instituto Interamericano para a Pesquisa em Mudanças Globais (IAI), lançou o terceiro STeP Fellowship Program do ano, desta vez com apoio também da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (chamada pública 53/2024).
A iniciativa visa melhorar as capacidades humanas e institucionais catarinenses para a promoção de ações estratégicas nacionais lideradas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC), a fim de fortalecer a formulação de políticas públicas com base no conhecimento científico, aplicáveis ao âmbito internacional, nacional e ao Estado de Santa Catarina. Oferece ainda aos doutores a oportunidade de aprofundar conhecimentos e adquirir experiência prática em diplomacia científica e cooperação técnica, atuando como agentes de transformação em diferentes esferas governamentais.
Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc, convida os pesquisadores catarinenses comprometidos com a construção de um futuro sustentável a se inscreverem: “o STeP Fellowship Fapesc-IAI-SEF será um catalisador de transformação, formando uma nova geração de líderes capazes de conectar a ciência à ação política, impulsionando soluções inovadoras para os desafios contemporâneos”, comenta Fábio.
O bolsista receberá o incentivo de R$10.000,00 (dez mil reais) pelo período de até 12 (doze) meses, prorrogável uma única vez pelo mesmo tempo, mediante avaliação de desempenho substanciada efetuada pela FAPESC. Durante o período terá treinamento e mentoria de especialistas nacionais e internacionais. O objetivo é capacitar os bolsistas em liderança, comunicação, negociação e formulação de políticas públicas baseadas em evidências científicas, com foco na promoção da bioeconomia no Brasil e nas Américas.
Oportunidade para pesquisadores catarinenses
Em Santa Catarina, o programa visa fortalecer as capacidades humanas e institucionais para a formulação de políticas públicas fundamentadas em conhecimento científico. Também busca promover a integração e troca de boas práticas entre os participantes catarinenses e colegas de outros países das Américas, além de intercâmbio com fellows anteriores que hoje atuam como líderes em 14 países diferentes. Isso contribuirá para fortalecer agendas de interesse mútuo entre governos, empresas e centros de pesquisa comprometidos com a Agenda 2030.
Como participar
Os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
- Ser catarinense ou residente em Santa Catarina (catarinenses que vivem no exterior também podem se inscrever);
- Ter doutorado, com no mínimo 3 (três) anos de doutoramento e no máximo 10 (dez) anos, a contar da data da submissão, nas áreas de Economia, Bioeconomia e Sustentabilidade, Administração, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Biologia, Engenharia de Produção ou áreas correlatas;
- Possuir certificação de fluência em inglês e nível intermediário em espanhol;
- Apresentar proposta de Plano de Trabalho alinhada às linhas estratégicas;
- Ter dedicação semanal presencial de 30h (trinta horas), excluídas as atividades programadas descritas no Edital, como mentorias e expedições de Científica, Tecnológica e Políticas (CTP).
Os interessados devem submeter suas propostas até às 18h do dia 25/09/2024, por meio do Sistema SIGFapesc. Para mais informações e inscrições, acesse o edital completo no site da Fapesc ou entre em contato pelo e-mail: programa.step@fapesc.sc.gov.br
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99951-0507
Acesse o edital completo:
Edital de Chamada Pública FAPESC nº 53/2024 FAPESC-IAI STeP Fellowship Program — SEF – Fapesc