Reitores do Sistema Acafe estiveram na sede da Fapesc nesta segunda-feira (Crédito: Francieli Oliveira/Fapesc)

Ações para identificar e fomentar potencialidades regionais catarinenses em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) nos setores produtivo e acadêmico estiveram em discussão durante encontro dos reitores e representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) com a presidência e diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), nesta segunda-feira, 21, em Florianópolis. 

“O objetivo do encontro foi planejar as ações para este e os próximos anos. Especialmente agora, com a iniciativa do Governo do Estado de criar o programa Universidade Gratuita, temos uma mudança no contexto da participação da Acafe, aumentando a sua importância. Por isso, é fundamental estarmos alinhados, nós, representantes do Governo do Estado, os reitores e a direção da Acafe, pensando estrategicamente na alocação de recursos”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. 

A presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância da parceria. “A Acafe, juntamente com todos os reitores, está em diálogo com a Fapesc para avaliar e entender como as necessidades regionais podem ser potencializadas e desenvolvidas em nossas instituições. Ao identificar tendências e projetos promissores, poderemos lançar editais focados em impulsionar o desenvolvimento dessas pesquisas em nossas instituições e isso contribuirá para o progresso do nosso Estado”, disse a reitora. 

As Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a Acafe estão distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo 14 no total: Furb, Católica SC, Udesc, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó, Unoesc e Uniarp. As universidades comunitárias são consideradas de caráter público e sem fins lucrativos por prestarem contrapartidas sociais como atendimentos gratuitos em saúde, jurídico, entre outras áreas. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) 
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br 
Telefone: (48) 98802-5794