Fapesc divulga resultados de Chamada Pública de apoio a grupos de pesquisa na UFFS

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou no dia 5 de maio o resultado dos projetos aprovados no Edital Chamada Pública Nº 07/2015, de Apoio aos Grupos de Pesquisa da UFFS. O Edital destina-se ao financiamento de projetos de grupos de pesquisa científica em andamento na UFFS – Campus Chapecó. Foram contemplados na Chamada Pública 18 projetos e disponibilizadas 26 bolsas de Iniciação Científica. Os projetos serão desenvolvidos num período de 24 meses.
cp uffs resultados
Conforme o Acordo de Cooperação Nº 03/2015 entre a Fapesc e a UFFS, o aporte financeiro é de R$ 500.000,00, sendo R$ 250.000,00 da Fapesc, envolvendo custeio e capital, e contrapartida da UFFS de outros R$ 250.000,00, em bolsas de Iniciação Científica para estudantes de Graduação.
Para o coordenador adjunto de Pesquisa no Campus Chapecó, Ricardo Scherma, “editais como este vêm fortalecer os grupos de pesquisa na UFFS, os quais desempenham a função de células com vocação para a Pós-Graduação. Então, além de desenvolverem a pesquisa, gerando desenvolvimento científico e tecnológico, vai-se criando possibilidades de desenvolvimento da Pós-Graduação como consequência dessa estratégia”. Para Scherma, “muitos grupos de pesquisa têm atividades interdisciplinares, com docentes de diferentes áreas, o que permite um olhar mais complexo sobre o objeto de pesquisa”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, salienta que “é a primeira vez que a UFFS lança um edital em parceria com uma fundação de apoio. A iniciativa é inovadora e vamos desenvolver o melhor trabalho possível para que possamos prosseguir e ampliar essa parceria com a Fapesc e também com outras fundações”.
Os projetos aprovados na Chamada Pública serão desenvolvidos de forma integrada, com envolvimento de diversos pesquisadores e desenvolvidos ao longo de dois anos. “A pesquisa precisa ser concebida e realizada de forma cada vez mais coletiva e interinstitucional. Os projetos devem ser implementados de forma a atingirem resultados mais consistentes e relevantes. A nossa política institucional de apoio aos grupos de pesquisa vai nessa direção”, complementa Trevisol.
Confira aqui o resultado da Chamada Pública Nº 07/2015
Fonte: UFFS