Projeto inovador para atualização dos resgatistas é fruto de uma parceria entre Fapesc e Corpo de Bombeiros. Foto: Letícia Sechini (Unochapecó).  

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) vai credenciar Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Estado. O objetivo é implementar parcerias em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Estado e resolução de demandas da sociedade catarinense. 

Após o credenciamento e celebração do Termo de Mútua Colaboração, o órgão ou entidade poderá elaborar proposta em conjunto com a fundação para realizar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) na Administração Pública Estadual.  

“É uma forma de estabelecer práticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio da elaboração e execução de editais dos programas e dos projetos dentro da Fapesc, buscando o avanço e o fortalecimento da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação dentro do órgão público. Baseia-se em colaboração e cooperação para o desenvolvimento de editais, programas, projetos e processos inovadores com focos específicos”, explicou Valeska Daniela Tratsk, Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação.   

A Fapesc vai fornecer auxílio aos credenciados no desenvolvimento de programas e Chamadas Públicas específicas, além de ajudar na elaboração do plano de trabalho para dar suporte e garantir um planejamento adequado à execução das atividades e ações. O Órgão deve possuir orçamento e previsão financeira para efetuar a transferência dos recursos.    

Parcerias entre Fapesc e órgãos do governo já são realidade. Um dos exemplos é o projeto que resultou em dois protótipos modulares de veículos para treinamento e atualização dos resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O projeto inédito no Brasil foi realizado pela Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), em parceria com o CBMSC, a partir de uma chamada pública da fundação.  

Outro exemplo é o robô Cintia, desenvolvido com a participação dos bolsistas do Programa Integrado de Inovação do Controle, parceria da Controladoria-Geral (CGE-SC) com a Fapesc. A inteligência artificial faz a coleta de dados de licitações e contratos publicados no Diário Oficial do Estado, auxiliando o trabalho de monitoramento dos auditores internos.  Em 2022, foram cerca de 16 mil solicitações de licitações autorizadas pelo Grupo Gestor de Governo (GGG) e publicadas no Diário Oficial. São mais de R$ 24 bilhões em compras.  

A portaria FAPESC N° 53 foi publicada no dia 10/07/2023.     

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC
Maurício Frighetto | mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br  
Telefone: (48) 99932-4209