FAPESC apoia 27º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia

Termina sexta-feira, dia 15, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, o 27º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (Cricte). A palestra de abertura do congresso foi proferida pela engenheira civil Caroline Burtet, assessora de relações institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC). A entidade, que congrega atualmente 60 mil profissionais registrados, além de 14 mil empresas; é responsável pela fiscalização do exercício profissional no estado. A engenheira explicou aos acadêmicos sobre a importância da participação no conselho, por meio do Crea Jr, e sobre os benefícios do credenciamento.

O diretor-geral, José Fernando Fragalli, e o professor Pedro Bertemes com a palestrante Caroline Burtet - Foto: Lucas Koehler
O diretor-geral, José Fernando Fragalli, e o professor Pedro Bertemes
com a palestrante Caroline Burtet – Foto: Lucas Koehler

A assessora do Crea-SC também destacou aos estudantes que as disciplinas optativas da universidade podem vir a ser um diferencial aos engenheiros no mercado de trabalho, e exemplificou algo que muitos acadêmicos desconhecem: “Eu sou formada em Engenharia Civil, se eu tivesse cursado a disciplina optativa de Pontes, poderia solicitar ao Crea a atribuição para atuar na construção de pontes”, explicou.
Apresentação de trabalhos
Em paralelo, ocorre a 8ª Feira de Protótipos (Feprot), realizada no hall do Bloco de Engenharia Elétrica da instituição. As apresentações da feira serão de forma demonstrativa, com tempo máximo de 15 minutos.
No decorrer da semana, 132 artigos científicos estão sendo apresentados aos participantes do congresso. As sessões ocorrerão de forma expositiva, com tempo máximo de 15 minutos. Uma banca formada por dois professores fará a avaliação dos trabalhos e os cinco melhores serão premiados.
Mais informações podem ser encontradas no site do congresso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas