A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) aderiu à nova chamada do Fundo Newton, por meio de uma parceria entre o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e as UK Academies.
A chamada trará pesquisadores britânicos a instituições brasileiras por períodos que variam de 15 dias a 4 anos. As propostas serão aceitas do dia 1° de setembro até 24 de outubro, selecionadas em outubro e executadas a partir de março de 2017.
É obrigatório que os proponentes tenham um parceiro de pesquisa local, com quem desenvolverão atividades conjuntas. São duas as modalidades de apoio disponíveis para pesquisadores catarinenses nesta chamada:
- Fellowships: nesta modalidade o apoio será em duas categorias, Jovens Pesquisadores (que obtiveram titulação de doutorado entre 2 a 7 anos atrás) e Pesquisadores Sênior (titulação de doutor obtida há mais de 7 anos)
- Research Mobility Grants: são consideradas dois tipos de missões, com até 15 dias de duração, e de 16 dias a 3 meses. Para o caso do estado de São Paulo serão considerados os períodos de 7 dias a um mês ou de um mês a um ano de duração
São elegíveis os pesquisadores britânicos nas áreas das Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas (incluindo pesquisa clínica e orientada a pacientes). Entre outros requisitos, os candidatos devem ter título de doutor e cargo acadêmico ou atividade pós-doutoral que exceda o período que vai permanecer no Brasil. A chamada pode ser consultada neste link (em inglês).
Em caso de dúvida, contate fundonewton@confap.org.br. As propostas deverão ser submetidas a partir de 1º de setembro pelo link http://sigconfap.ledes.net.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC